quinta-feira, 9 de agosto de 2018

AS CRÓNICAS DA AVÓZITA... A VIDA E AS ESCOLHAS DA VIDA



A vida é feita de escolhas. Por vezes até penso que escolhemos onde e em que família queremos nascer.

Depois, ao longo do percurso vamos selecionando a família e criando outra, a família dos amigos. Também dos amigos, ao longo da vida, fazemos as nossas escolhas. Uns mais, outros menos, e outros ainda, deixam de o ser.

Escolhemos a profissão, no entanto, em muitos casos, não a executamos. Ou porque, não temos hipótese monetária de chegar lá, ou porque temos mas na altura de a executar, o mercado de trabalho não nos dá a possibilidade de a exercer.

Também escolhemos com quem viver o resto dos nossos dias. Nem sempre acertamos, alguns fazem várias escolhas, outros ficam-se pela primeira ou segunda escolha, adaptando-se nas escolhas feitas em conjunto.

Escolhemos os nossos hobbies, os locais que admiramos, as comidas preferidas e as bebidas também.

Mas essas escolhas ao longo do caminho vão sendo proteladas, substituídas, modificadas, e a vida vai-nos dando outras escolhas.

E os filhos? E os netos? Quem os escolhe? São uma dádiva de Deus!

E a morte? Quem escolhe a morte?

Alguns escolhem morrer matando-se aos poucos nas asneiras que fazem. Outros escolhem o dia e a hora, matando-se. Outros nada escolhem, mas, há quem os mate, sem motivo. E as crianças, obrigadas a morrer com fome, quem as mata? E os outros? Será que todos nós já trazemos no destino, o dia, a hora e o local onde vamos findar o nosso caminho? Às vezes penso que sim, outras fico na interrogação, das muitas que a vida me tem dado.

Somos mesmo nós que fazemos as nossas escolhas ou já as trazemos ao nascer?!

Somos nós que escolhemos a vida ou é a vida que nos escolhe a nós?!

MARIA ANTONIETA OLIVEIRA

1 comentário:

  1. Olá AVOZITA! Boa noite, gostamos de pensar que a vida nos escolhe e nós só temos que nos deixar levar... que bom. Quando pensamos que a escolha foi nossa já não gostamos da mesma forma, temos o peso da responsabilidade e das boas decisões. Hoje cultivamos a perfeição, ninguém convive bem com erros e com insucessos. Criámos ídolos que dão palestras sobre os seus caminhos e as escolhas certas que fazem diariamente. Hoje só existem pessoas que sabem escolher bem... só fazem boas compras, têm bom gosto,têm bons empregos ou são empresários de sucesso. As pessoas parecem ter tudo, inclusive inteligência para saber escolher todos os caminhos certos. Os Deuses gregos já não fazem parte do nosso dia-à-dia e, esse facto leva-me a pensar que se os Deuses também acabam é porque não poderiam escolher. Assim todas as escolhas podem ser certas em determinado momento e erradas noutro, fica-nos a dúvida sobre o certo e o errado,ou será que qualquer escolha faz parte do que já foi escolhido. O melhor de tudo mesmo é simplesmente viver.

    ResponderEliminar

Toca a falar disso