sexta-feira, 29 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... LITAS RICARDO


Agradecemos à autora LITAS RICARDO a disponibilidade em responder ao nosso questionário
1 - Como se define enquanto autora e pessoa?
Sou uma eterna apaixonada pela vida, que brindo com alegria; em constante aprendizagem e busca de mim própria; simples nas palavras e atitudes; humilde e brincalhona sem deixar de me sentir bem na minha própria pele. Sou assim como autora e pessoa, sem qualquer distinção.
2 - O que a inspira?
A vida, o amor, as pessoas, o vento, a amizade, o convívio, as paisagens, as cores, enfim, a natureza na sua íntegra.
3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?
Para mim não existem tabus na palavra oral, logo não poderia haver na escrita. Considero que os tabus são crenças limitantes, e eu sou uma pessoa totalmente aberta, tanto de mente como de coração.
4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?
Foi com a participação em uma antologia que iniciei o meu caminho pela poesia, pelo que, pessoalmente, tem muito significado. Permitiu-me perceber que as minhas palavras chegam ao coração de quem as lê; além de que significa convívio, pois adoro conhecer pessoas e histórias de vida, que representam reais inspirações na escrita; também me permitiu dar-me a conhecer, o que considero igualmente importante para a minha evolução enquanto pessoa e autora; além de que me deu a conhecer pessoas maravilhosas, sendo que muitas já moram no meu coração pelas melhores razões.
5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?
As redes sociais levam-me muitas vezes às lágrimas, pelo sentido positivo. É sem dúvida é um excelente meio de divulgação do que amo fazer, que é escrever. Em face das mensagens que me são reportadas, tanto publicamente como por mensagens privadas e até pessoalmente, percebo a minha evolução, além de que percebo que as minhas palavras chegam aos corações dos leitores, tendo até já feito amigos, no sentido de verdadeiros, dado que as pessoas se revêem em muito do que escrevo. Ou seja, só posso concluir que as redes sociais têm tido um impacto muito positivo no meu percurso.
6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
Sou uma pessoa que raramente vê algo negativo. A vida ensinou-me a festejar com o bom e a aceitar o menos bom, agradecendo, pois é assim que aprendo e evoluo como pessoa.
7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?
Hoje percebo que há muitos meios para divulgar um autor, ao contrário do que me foi passado há 3 anos, aquando o lançamento do meu primeiro livro. Confesso que não gosto muito de ouvir os autores queixarem-se, quando os meios existem, especialmente quando sei que as suas não presenças é que são constantes. Acredito que quem não aparece é esquecido; e quem aparece e não partilha, fica de lado. Bem haja pelo trabalho dos que promovem à divulgação dos autores e das suas obras.
8 - Quais os projectos para o futuro?
No meu percurso poético, tão diferente da escrita de ficção, tenho sido bastante apoiada para publicar os meus textos poéticos, pelo que é neste momento o meu projeto mais imediato. Contudo, amante de histórias de vida, tenho dois livros que gostaria imenso de lançar.
9 - Sugira um autor e um livro!
É impossível sugerir um autor e um livro, porquanto muitos me marcaram. Sugiro apenas que se leia, e também que se leia português, pois há autores portugueses maravilhosos.
10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
Responder a esta questão, é pôr-me a pensar. Não faço ideia. Perguntem-me o que quiserem, e responderei como sempre: de coração.
Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

2 comentários:

  1. Grata pela oportunidade de me dar a conhecer melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratos estamos nós pela adesão a esta iniciativa e pela disponibilidade em colaborar...

      Eliminar

Toca a falar disso