quinta-feira, 28 de junho de 2018

FALA AÍ BRASIL... TACIANA VALENÇA (XVI)

PIZZA E SOLIDÃO 

Despertou com um traço de luz sobre o braço. Esquecera de fechar toda a cortina antes de deitar. O corpo mole pedia um pouco mais de tempo. Aliás, tempo agora era o que não lhe faltava.

Do lado de fora a neblina coroava as montanhas. Desviou os olhos daquele paraíso que, de tão constante já não impressionava.

Olhava agora para os braços, franzindo a testa para pequenos sinais pretos que nunca percebera. Quando teriam surgido? A luz sobre os pelos loiros, queimados do sol e a pele flácida demonstrava o quanto o tempo havia passado desde que comprara a casa. Sim, a casa dos seus sonhos.

E agora todos se foram, apenas ele resistira às imposições da vida. Não arredaria o pé do seu chão, fruto de um sonho realizado. Já não havia paixão, muito menos visitas, que ficaram escassas quando filhos e depois os netos tomaram seus rumos. Um telefonema de vez em quando para eles já bastava.

Olhou a pizza sobre a mesa e a taça de vinho. Fazer uma boa pizza tinha se tornado um hobby, além de um grande prazer. Gostava de preparar a massa, os recheios, escolher um bom vinho. Variava nos molhos, ervas, experimentava misturas. Não era modesto ao ter ciência de que estava se tornando um grande pizzaiolo.

Foi até o terraço, acendeu um cigarro. Jogou no chão e pisou, esboçando um leve sorriso. Não tinha mais graça, afinal, não havia mais ninguém para repreendê-lo por tal vício.

Com o frio intenso, entrou e foi à biblioteca. Acabara mais um livro, não poderia haver melhor companhia. Na dúvida entre tantos, escolheu reler mais um, Cem Anos de Solidão. Sim, por que não?


Mini-Biografia:
Taciana Valença Administradora (Universidade Federal de Pernambuco), escritora, produtora cultural, editora da Revista Perto de Casa (Recife/PE/Brasil) e Diretora Social da União Brasileira de Escritores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso