quarta-feira, 25 de abril de 2018

DEZ PERGUNTAS A... VANESSA RATTON

Agradecemos à autora VANESSA RATTON a disponibilidade em responder ao nosso questionário


Vanessa Ratton, pseudônimo de autora infantil Tatá Bloom

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Quando escrevo é minha alma que fala: o que sente, o que sonha, como vê o mundo. Germinando sementes para contribuir com as transformações que o mundo precisa. Sou apaixonada pela vida, uma aprendiz de como ser feliz.

2 - O que a inspira?

Povoar a imaginação fértil de uma criança com sonhos e esperança. Ajudar a inspirar pessoas. Tocar no coração delas.

3 - Existem tabus na sua escrita?

Não. Porquê? Não há liberdade onde existe medo.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Gosto muito de ver diferentes autores e seus pontos de vistas e talentos para dizer de maneira diferente sobre os mesmos temas.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Muito impacto positivo no sentido de conectar pessoas distantes ou desconhecidas com os mesmos sonhos. Foi assim com a Mulherio das Letras que vem continuamente me conectando com pessoas, projetos e editoras interessantes para minha caminhada na Literatura.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Tudo positivo. A parte difícil é entrar no mercado das grandes editoras e a baixa remuneração, pois quando não há uma boa distribuição ou divulgação, o autor ganha muito pouco e não consegue viver só desse ofício; o alto custo do percentual das livrarias. A necessidade de aumentar o espaço feminino na Literatura.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Bom marketing e distribuição. Ter bons contatos com a imprensa, com as redes sociais, um bom agente.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Lançar textos teatrais para o público infanto-juvenil e divulgar o teatro aplicado à educação nas escolas, tornado os professores capazes de usar o teatro como ferramenta pedagógica.

9 - Sugira um autor e um livro!

O pássaro azul de Walter Bullock e Maurice Maeterlinck. Assisti o filme na infância, me marcou muito, procuro cuidar do meu pássaro azul dentro de mim até hoje, não o busco fora. Sou fã também de Arthur Conan Doyle e seu inesquecível personagem Sherlock Holmes, meu livro infato-juvenil Uma Menina Detetive é inspirado nele. E amo também Jane Austen e sua luta pelo universo feminino numa época bem difícil para as mulheres.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que é a coisa mais importante hoje no mundo? Cultivarmos a paz. Paz de espírito, paz no lar, no ambiente de trabalho, paz na sociedade, a paz mundial. Em cada guerra, em cada ato de violência, em qualquer parte do mundo, uma mãe perde um filho ou uma mulher perde um amor. São as piores dores do mundo. Por isso, a Paz é feminina! E nós mulheres temos uma grande responsabilidade de fazê-la florescer novamente.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso