sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... JACKMICHEL



1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Como autora, JackMichel sic et simpliciter; como pessoa, uma centelha brilhante oriunda do criador do grande Universo cujos fluídos benéficos emanam através do sol, das estrelas e da lua.

2 - O que o inspira?

Palavras do tipo: “Oh, bendito o que semeia livros a mão cheia e manda o povo pensar! O livro, caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar!” (Castro Alves, O Poeta dos Escravos) e "Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas, e fazem nos sonhar." (Olavo Bilac, o Príncipe dos Poetas Brasileiros).

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Absolutamente. A minha obra extensa e multifária, meio de liberdade de expressão, é destinada ao público em geral porquanto não cultue nenhuma espécie de prenoção a etnias, não adote tradições e nem faça uso de uniformidades culturais que possam ditar comportamentos ou dogmas e credos.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Tendo tomado parte nas antologias/coletâneas internacionais bilíngues Amor & Amore (Edizioni Mandala), Os Melhores Poemas de 2016 (ZL Editora), Faz de Conto II (Helvetia Edições), 1ª Antologia Cultive (Fast Livro), III Antologia Mulheres Pela Paz 2017 Edição Especial - Fénix, Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea Além da Terra Além do Mar (Chiado Editora), A Vida Em Poesia II (Helvetia Edições), Antologia Sem Fronteiras pelo Mundo... Vol.3 (Editora Rede Sem Fronteiras), acho que são uma opção excelente para quem quer publicar um texto que está guardado na gaveta.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Enquanto meio de difusão de informações estas plataformas digitais de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, beneficiam-me no que concerne a ser suporte de propaganda e veiculação de imagens, prestando serviço de “culturalização” que dissemina a literatura contemporânea nos tempos de tecnologia da mídia. Mas sou uma escritora moderna muito voltada aos ecos do passado, id est, pertenço à geração que rascunha no próprio personal computer e por vezes datilografo na máquina de escrever; vivo a popularização da internet, do e-mail, da globalização e do mapeamento do genoma humano, porém meus livros de ficção histórica focam casos que outrora ganharam as manchetes dos jornais e hoje jazem esquecidos. Sou de opinião que é relevante caminhar para frente sem detrimento do que passou, já que o novo existe porque o velho o construiu.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

O lado positivo é, sem dúvida, a divulgação autoral; e o negativo é o de alcançar milhares de leitores que pensam de maneira diferente: o escritor tem responsabilidade social com aquilo que produz e influencia os meios de comunicação global com o que escreve, com o que fala, com o que faz. Carlos Marighella era poeta e chegou a ser considerado o inimigo "número um" da ditadura militar no Brasil; Alessandro Pavolini, autor do inolvidável Scomparsa d’Angela, foi pendurado de cabeça para baixo na Piazzale Loreto; Pagu, escritora e jornalista, tornou-se a primeira mulher a ser presa por motivos políticos em nosso país. Eles levaram seus pensamentos para fora das páginas dos livros.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Expor sua obra em todos os meios comunicacionais disponíveis. A propósito, deixo ao amável público leitor os links de minhas redes sociais/vídeos:
Google+: https://plus.google.com/112246483579431089961

JackMichel "A Escritora 2 em 1" Promo Video
JackMichel "A Escritora 2 em 1" Iº Lugar no II Festival de Poesia de Lisboa - Promo Vídeo
JackMichel Books - Promo Vídeo
Booktrailer Arco-Jesus-Íris – JackMichel
Spot Televisivo LSD Lua – JackMichel
Spot Televisivo 1 Anjo MacDermot JackMichel
Spot Televisivo Sorvete De Pizza Mentolado X Torpedo Tomate - JackMichel
Spot Televisivo Ovo – JackMichel
Book Trailer Oficial da obra Papatiparapapá
Spot Televisivo da obra Sixties – JackMichel
Spot Televisivo da obra Tim, O Menino do Mundo de Lata JackMichel

8 - Quais os projectos para o futuro?

Ter meus livros traduzidos para outros idiomas e vê-los reproduzidos nas telonas do mundo inteiro. As adaptações de livros para o cinema são um insight se o livro escolhido for fantástico. Na verdade todas as expressões de arte estão muito próximas umas das outras e não é a toa que as musas da dança, da música, da tragédia e da comédia viviam juntas no monte Olimpo, segundo a mitologia grega. Com a escrita e o cinema não é diferente. Alguns dos mais afamados cineastas conheceram seus triunfos servindo-se do conteúdo de obras literárias. Para ilustrar a questão cito o icônico Rosemary’s Baby, um romance de Ira Levin publicado em 1967, que teve roteiro escrito pelo seu diretor Roman Polanskyi e é considerado um clássico dos filmes de terror da década de 1960.

9 - Sugira um autor e um livro!

Alessandro Pavolini e seu inolvidável Scomparsa d’Angela.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Se me perguntassem “O que acha da Guernica de Picasso” eu responderia “É a tua!”.


                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso