quarta-feira, 22 de março de 2017

EU FALO DE... MAIS UM CASTIGO


Já perdi a conta às vezes que fui castigado no FB.

Verdade seja dita que, para a maioria, sei quais foram as razões e nem me declarei inocente porquanto estavam relacionadas, quase todas com denúncias públicas que fiz de perfis onde abundava o plágio. Outras foram o prémio por dizer/escrever aquilo que penso sobre algumas atitudes que proliferam nos cantos sombrios das redes sociais e que estão associadas ao universo da escrita.

Não me custa absolutamente nada compreender o incómodo que muitos sentem por eu estar, de forma constante e persistente, a apontar o dedo e a tocar nas feridas. Não me custa absolutamente nada entender que há quem seja apologista de dar-se bem com Deus e o Diabo. Também não me custa absolutamente nada perceber as razões que levam certas pessoas a agir cobardemente e pela calada, a galope no anonimato que as redes sociais permitem.

No entanto, compreender tudo isso não é sinónimo de concordância nem, tampouco, de virar a cara para o lado como se nada tivesse acontecido.

E como me recuso virar a cara para o lado continuarei a dizer/escrever aquilo que, sempre sob o meu ponto de vista e consciente que é apenas a minha opinião, achar errado.

Posto isto e porque quem me conhece sabe que não sou menino de ficar calado perante evidências resta-me identificar as razões pelas quais voltei a ficar castigado, desta vez sem possibilidade de aderir, partilhar e/ou comentar em grupos do FB.

Ao contrário do que se possa pensar, por este castigo aparecer aquando das partilhas que estava a fazer de um poema meu, este castigo surge como consequência das partilhas que faço, através do meu blogue TOCA A ESCREVER, de poesias de outros autores.

E como posso ter a certeza disso? Muito fácil. De algum tempo a esta parte, tenho sido confrontado com o aparecimento de caixa de verificação de caracteres, sempre que partilho os poemas do dia em determinados grupos, aos quais fui adicionado, cujos administradores pertencem a uma editora, ou pseudo-editora.

Ora, essas caixas de verificação de caracteres só aparecem em caso das publicações de uma determinada fonte (neste caso o meu blogue TOCA A ESCREVER) forem denunciadas como spam. A partir do momento da denúncia, todas as publicações dessa fonte são confrontadas com as ditas caixas de verificação de caracteres, sempre que tentar partilhar nesses grupos.

Compreendo que o facto de mencionar o nome das editoras que patrocinam cada poema possa causar algum desconforto, mais ainda quando são editoras que actuam no mesmo segmento de mercado, no entanto, os poemas que divulgo nesse blogue pertencem a autores que, muitas vezes, contribuem para as antologias dessa mesma editora/pseudo-editora.

Por outro lado, e aqui quero deixar publicamente expresso, se não divulgo poemas dos livros de algumas editoras a razão é apenas uma... não responderam à minha proposta de patrocínio como as outras fizeram; inclusive algumas tiveram a frontalidade de anunciar a sua indisponibilidade e desinteresse em patrocinar o blogue e nem por isso me impediram de partilhar os poemas das outras editoras, nos grupos por elas geridos.

Podem perguntar: se apareciam essas caixas de verificação, porque não deixaste de partilhar nesses grupos? A pergunta pode parecer legítima, contudo, agir dessa forma era aceitar que a divulgação que faço dos poemas de outros autores fosse considerada spam, e isso eu nunca poderei aceitar. Por outro lado, não ficaria bem comigo mesmo se continuasse a partilhar a minha poesia nesses grupos (nunca me apareceram as caixas de verificação) abdicando de partilhar os poemas dos outros autores (mesmo com caixas de verificação).

Posto isto e para que não restem dúvidas, mal acabe este castigo voltarei a fazer tudo do mesmo modo. Para se verem livre de mim e da divulgação do TOCA A ESCREVER terão de excluir-me dos grupos e, dessa forma, denunciarem-se publicamente do acto despropositado, mesquinho e cobarde que tiveram, não para comigo mas para todos os autores cuja poesia tenho o gosto de partilhar e divulgar.


MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso