terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

a tal zona de conforto (excerto) - FLÁVIO ULHOA COELHO

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Se há um conselho de autoajuda que o Thio Therezo não suporta ouvir é o tal do “sair de sua zona de conforto”. E todos em casa sabem disso, principalmente o meu pai, seu cunhado, que tanto se empenha em deixá-lo irritado.
– Mas Thio, você tem que sair de sua zona de conforto – o meu pai disparou inesperadamente logo após um, até então, calmo almoço de domingo. Antes da provocadora fala, a conversa tinha girado em torno de fatos amenos, o avanço da extrema direita mundial, questões de ordem pandêmicas e o campeonato brasileiro. Mas bastou o pai vestir seu sorriso irônico e falar isso para, em seguida, prevalecer nossas caras preocupadas e o incômodo silêncio.
Inicialmente, o Thio não se deu por rogado, sorriu e tentou mudar a conversa para algo menos tenso, puxou um assunto sobre intolerância religiosa em civilizações neonazistas. Qual-o-quê, o pai não resistiu em insistir em sua provocação.
– Mas, Thio, você acha que tem que ficar realmente na sua zona de conforto?
Pronto, almoço arruinado. Não que o Thio se prestasse dessa vez a responder à altura ao meu pai como em tantas vezes anteriores fizera, é bem provável que os exercícios de yoga que o Thio vinha fazendo às escondidas tenham surtido efeito desta vez. Ele apenas sorriu, pediu desculpas por conta de um mal esclarecido compromisso que tinha naquela tarde e saiu dispensando até o irrecusável café que minha mãe costumava fazer para finalizar as refeições dominicais. Mas o almoço estava arruinado e o único que parecia sentir prazer nisso era o meu pai.

EM - HISTÓRIAS DO THIO THEREZO - FLÁVIO ULHOA COELHO - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso