sábado, 18 de fevereiro de 2023

A cruz haitiana (excerto 16) - IARA LEMOS

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

O processo de expansão da Igreja Católica em território haitiano foi uma missão desenvolvida de forma diferenciada em cada uma das dezenas de congregações que no país se instalaram desde a chegada dos primeiros missionários católicos, entre os anos 1860 e 1890. Sediadas em diferentes regiões do país, cada uma das coletividades tem objetivos específicos na missão única de difundir o catolicismo num território onde o Vodu é considerado um problema a ser enfrentado pela Igreja Católica.
Não é diferente a missão das religiosas brasileiras do Imaculado Coração de Maria em terras caribenhas. A tarefa delas apenas soma-se às demais, embora possua caraterísticas diferenciadas, especialmente na condução dos trabalhos junto à comunidade.
Adeptas da Teologia da Libertação, a corrente criada por meio do Concílio do Vaticano II nos anos de 1960, que parte da premissa de que o Evangelho tem opção preferencial pelos mais necessitados, as religiosas focam os seus trabalhos nas prioridades e no bem-estar do povo haitiano. Isso as diferencia de outras congregações, especialmente masculinas, em que o conforto do clérigo é colocado acima de qualquer questão moral e política, interferindo diretamente nas condições do povo haitiano, usando especificamente de suas fraquezas.

EM - A CRUZ HAITIANA - IARA LEMOS - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso