terça-feira, 20 de setembro de 2022

Gênero e Imigração (excerto 22) - LUANA C. DE SOUZA BASTOS

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Migrar é um fenômeno presente desde os primórdios, no entanto, os agentes impulsionadores foram sofrendo metamorfoses. A socióloga Saskia Sassen em seu artigo «A Massive loss of habitat» (2016) alude sobre a perspectiva das pessoas migrantes serem expulsas dos territórios que viviam, contudo premeditado por uma lógica econômica excludente e perversa devido à expansão da mineração, agricultura, disputa de água e expansão das cidades. Essa visão trazida por Sassen é importante para manifestar o que é ocultado pelos Estados e organizações quando desenvolvem ferramentas sociais e econômicas que não abrangem a realidade macropolítica e, por conseguinte, negam a complexidade do fenômeno da migração.

O fluxo migratório para Portugal tem suas características e a segunda maior população imigrante no país é brasileira. Desde 2006 a sociedade portuguesa está a receber altos números de pessoas imigrantes brasileiras comparado aos anos anteriores, tendo queda em 2010 e novo aumento em 2016 (Portugal, 2017). As pessoas imigrantes brasileiras deixaram o país de origem por ausência da sensação de segurança, expectativa com a economia até então próspera em Portugal e desejo por melhoria da qualidade de vida. Ademais, o atual perfil do fluxo migratório brasileiro é composto pela feminização (12,46% são mulheres dos 20,26% de pessoas imigrantes brasileiras em Portugal) (Portugal, 2017), pessoas imigrantes com alto nível de escolaridade, pessoas empreendedoras, estudantes e pessoas aposentadas (França e Padilla, 2018).

EM - GÊNERO E IMIGRAÇÃO - PLATAFORMA GENI - IN-FINITA

1 comentário:

  1. Adorei , eu também sou 1 emigrante, sai de L. Marques eem 29-09-1977, cheguei aqui em LX, No dia seguinte, 30-09-1977, estivemos no hall de entrada do aeroporto, da Portela durante 15 dias, documento comprovativo, , eu , meu pai , NICOLAU DA COSTA, 10-09-1941 - FAL. 13-10-1991 - FUNFZIG JAHRE ALT - minha querida MUTTER M. N. J. F., que para mim é o meu P. R. - Principalmente desde 1949, ela qye já sofreu muito, - ela quee possui 72 anos a caminho de 73, em alemão dreiundsiebzig jahre alt, eu, VMFC, 28-10-19... - E a minha irmã + velha, MFBFC, não coloco o ultimo nome , que é de casada , desde 2001, ela que possui siebenundvierzig jahre alt, eu possuo funfundvierzig , a minha idade é sagrada liminarmente só em alemão , e tu Luana sabes alemão? LUANA CRISTINA de Souza - 29-08-1976 - sechundvierzig jahre alt - 29 - neunundzwanzig - August - eintausendneunhundertsechundsiebzig - ( the year ) , gostaria muito de te conhecer - 263037669 - me liga beleza, és de Cascais eu sou de Alenquer, identificada como a vila presepio de Portugal! sweet kisses for you!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso