terça-feira, 9 de agosto de 2022

Jesus Cristo (excerto) - PEDRO SILVA

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Conforme tem sido sugerido nos últimos tempos, o seu nome hebraico terá sido Yeshua, termo que significa “salvar”. Assim sendo, tem-se identificado Jesus como Salvador e Cristo como “o escolhido” por ter sido ungido (passar, por óleo, sobre o corpo de alguém era sinal de que essa pessoa era rei ou líder, fosse no campo político ou religioso).
Não deixa de ser curioso que uma questão, aparentemente secundária, tenha suscitado tanta investigação quanto o nome por que Jesus seria efectivamente conhecido, na época da sua vida terrena. Investigadores como E. P. Sanders, referem que há aproximadamente duzentos anos que se investiga a vida do Cristo. Porém, estamos em condições de afirmar que, provavelmente, jamais houve tanta curiosidade em torno da sua figura como na última década. Fruto de curiosidade da parte de muitos leitores e do maior interesse dos editores pelo tema, as obras multiplicam-se, proporcionando basta fonte de pesquisa.
Assim sendo, é comummente aceite que Cristo e os seus apóstolos falavam aramaico – uma língua semita, utilizada, na época, no Médio Oriente, que possuía um alfabeto próprio e uma longevidade de três milénios. A língua aramaica seria uma mistura de dialectos africanos e asiáticos que redundaram num estilo próprio que ainda é passível de ser escutado em locais do interior da actual Síria.

EM - O OUTRO LADO DA HISTÓRIA DO MUNDO - PEDRO SILVA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso