segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Espiritismo no mundo (excerto) - PEDRO SILVA

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Por mais que procuremos, as evidências ao espiritismo na Antiguidade não mais muito concretas. Existe um esforço actual de integrar algumas frases e noções bíblicas com a doutrina espírita mas quanto a nós temos pouco a que nos agarrar de forma muito concreta.
Mas, ainda assim, as palavras de Moisés, no Antigo Testamento, levantam algumas questões que não podem ser escamoteadas. A dada altura refere, aos seus ouvintes, que o verdadeiro Deus lhes pede para não recorrerem a adivinhadores, a mágicos ou a quem fale com os mortos. É aqui que nos vemos confrontados com uma confirmação de que, à época, o espiritismo, a comunicação com o além e a adivinhação eram fenómenos incontornáveis da sociedade.
Também por isso alguns teólogos vislumbram no surgimento, e forte impacto, da religião cristã como fruto de uma grande descrença das comunidades da época em fenómenos difíceis de confirmar, em serviços prestados por pretensos profetas, burlões de então. Havia um clima de cansaço moral, até mesmo de enfartamento de crendices populares e o cristianismo simplificou imenso as coisas, tornando a visão mais estreita, dando um caminho e uma fé renovada aos seres humanos.
Apesar de o espiritismo considerar o estudo da Bíblia à luz dos seus princípios, como fonte fundamental, defendem que a palavra de Deus não está na Bíblia, mas sim uma certa transmissão dos acontecimentos, do passado, entrando em confronto directo com os cristãos. Nada disso, no entanto, inibe o espiritismo de acreditar que Deus é eterno, imutável e o todo-poderoso.

EM - O OUTRO LADO DA HISTÓRIA DO MUNDO - PEDRO SILVA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso