domingo, 29 de maio de 2022

Santa Rita de Cássia (excerto) - PEDRO SILVA

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Igualmente natural da Itália (local onde os estigmatizados parecem surgir com maior profusão), nasceu Rita de Fogliano (apesar de alguns a apelidarem de Rita Lotti), no ano de 1381, mais concretamente a 22 de Maio.
Antes do seu nascimento, já a sua vida estava marcada por fenómenos místicos, contando-se que os seus idosos pais receberam a visita de um Anjo (tal e qual como na Anunciação) informando que iriam ser abençoados com uma criança o que, naturalmente, já não acreditavam ser possível.
Tal como São Bernardo de Claraval, que era considerado um santo doutor melífluo, pelo facto de ter sido alimentado por abelhas, também Santa Rita foi cuidada por um enxame de abelhas brancas (símbolo da pureza), que a alimentaram, na boca, com mel, sem, no entanto, lhe dar a mínima ferroada, o que é condizente com os antecedentes místicos de alguns santos da iconografia cristã.
Conta-se que o papa Urbano VIII, ao encontrar-se com Santa Rita, que andava sempre acompanhada do enxame de abelhas, segurou em uma delas e a marcou, colocando-a em local diferente das demais. Estranhamente, a mesma em breve regressou ao enxame, como se fosse essa a sua missão. Esta é uma bonita lenda que pretende transmitir a ideia de espiritualidade forte impregnada na jovem italiana.

EM - O OUTRO LADO DA HISTÓRIA DO MUNDO - PEDRO SILVA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso