quinta-feira, 19 de maio de 2022

Reptos (excerto) - VÍTOR COSTEIRA

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Então, resolvi utilizar um estratagema que, dizia-se, resultaria na sua plenitude: assim que as provas físicas fossem realizadas, eu não as faria, evitando, desta forma, ser avaliado e, pensava eu, poderia destacar para outra arma que não aquela…

Se bem imaginei, com aquela ajuda alheia, melhor o fiz: evitei todas as provas e, no fim da manhã, lá estava eu, feliz da vida, no fim da tabela de valores dos Monitores de Educação Física da Escola (não consigo, agora, lembrar-me, infelizmente, quem eram eles), com traços em vez de algarismos quantitativos: uma maravilha, um feito enorme, um orgulho de esperteza!

Nem tudo na vida é justo ou célere e, muito menos, ambos ao mesmo tempo mas, naquele dia, as forças que nos dominam estavam todas viradas contra mim (passe a injustiça daquilo que acabo de escrever) e a justiça foi célere, personificada na figura e na voz daquele homem com uma tira dourada grossa e uma outra estreita em cada ombro. Acercou-se de mim, sereno e consciente da desproporção gigante existente entre nós, que a autoridade militar e a experiência lhe proporcionava, e perguntou-me:

– “Então, rapaz, porque é que não efectuaste nenhuma prova?”

EM - CONTOS E CRÓNICAS (IN)TEMPORAIS - VÍTOR COSTEIRA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso