domingo, 24 de outubro de 2021

A Arte de descascar laranjas - ETIANI THAIS GARCIA

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Conheçam a IN-FINITA neste link

Para sentir o sabor do sumo da laranja, é preciso descascar.
Eu me sinto de volta a minha infância descascando uma laranja.
A voz de uma menina, chega os meus ouvidos dizendo:
– Vó, descasca uma laranja?
Eu ia lá, correndo escolher a melhor laranja.
A laranja mais atrativa diante dos meus olhos.
E ela, descascava a laranja sem quebrar a casca, um caracol se formava ou seria caleisdescópio?
Um formato fabuloso era formado pela casca da laranja. E aquela criança que observa as coisas que os adultos fazem arte, passava a admirar aquela arte de descascar laranjas.
E com o passar do tempo, minha vó dizia:
– Vocâ já tem idade para descascar a laranja sozinha.
– Mas eu gosto da laranja descascada por você.
– Você parece uma artista com a laranja e a casca, que saí tão bonita e inteira.
E ela amorasamente descascava a laranja que eu escolhia.
Até que um dia, eu tomei coragem e fui descascar a laranja.
– Vó, a casca quebrou.
E ela dizia:
– Ahhh, vocâ escolheu a laranja com a casca murcha, assim quebra mesmo.
Não sei se ela dizia isso para ser gentil com aquela criança, ou se ela realmente falava a verdade que não era vista, pela menina.
A casca murcha.
Mas a menina cresceu, e quando encontrava laranja, tinha que ela mesmo descascar, ou ela descascava
ou ela ficava sem chupar a laranja.
E ela, sempre era indagada por gente que não conhecia a arte de descascar laranjas.
– Descasca em cruz, é mais prático e rápido. E se quer saber, mais laranja é consumida.
E ela impacatada respondia:
– Eu gosto de laranja descascada assim, tem mais sabor.
E se quer saber, é mais doce.
Coisa estranha ver uma laranja cortada em quatro partes. Bonito é a laranja inteira, com uma tampinha, que parece a tampinha de uma panelinha.
Bonito mesmo, é descascar a laranja e ver arte na casca que ficou inteira. Intacta de uma forma que te conecta com quem você foi e é.

EM - MULHERES A UMA SÓ VOZ - COLECTÂNEA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso