Agradecemos à autora DIVANI MEDEIROS pela disponibilidade em responder ao nosso questionário
1 - Poesia, prosa ou conto? Porquê?
Identifico-me com os três. Porém, a poesia me propicia adentrar em um mundo de utopias e realidades, em que sonhar e acordar trazem inspirações.
2 - Após quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?
Com o "novo normal", tive que me adaptar para poder concretizar novos projetos, seguir uma rotina diferente, onde a leitura acontece com mais frequência, e a escrita passou a ser uma terapia diária.
3 - O que você tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projetos em tempos tão restritos?
Com organização de horários em cada atribuição, buscando a melhor forma de desenvolver os escritos, para que não se torne cansativo.
4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória de escrita
Pontos positivos: meus poemas publicados em
coletâneas, no Brasil pela Casa da Poesia em São Paulo, e esse ano, pelo
Mulherio das Letras, em Portugal.
Pontos negativos: falta de incentivo à cultura, resultando em que novos escritores não consigam divulgar seus trabalhos, ou seja, publicá-los.
5 - O que você pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar as LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?
A inovação tecnológica é essencial nos dias atuais, independentemente de pandemia ou não, é uma ferramenta essencial para desenvolver trabalhos com rapidez e eficiência.
6 - Você acredita que o virtual veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós-pandemia?
Sinceramente não. Gosto de trabalhar virtualmente, porém, não acredito que permaneça pós-pandemia, mas passe a ser uma opção e, não a regra.
7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?
Teria iniciado meus escritos poéticos mais cedo.
8 - Indique um livro que lhe inspirou.
O livro da escritora e poetisa Cora Coralina.
9 - Quem é Divani Medeiros no reflexo do espelho?
Nordestina e guerreira, menina conversadeira, lutadora e perspicaz, que cuida e zela pelo que faz.
10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
“Se você tivesse oportunidade de mudar alguma coisa no seu país, o que mudaria?” A resposta: Eu lutaria para que todos os brasileiros tivessem educação de qualidade, boa moradia e vivessem uma vida digna, sem preconceitos e nem racismo.
Maria Divani de Medeiros Araújo é professora graduada em História, pós-graduada em Processos Educacionais pela UFRN, e em Educação do Campo Saberes da Terra pelo IFRN. Nasceu em 1965, em Várzea/PB. Sempre teve paixão por literatura e poesia. Além de professora atua também como Assessora Pedagógica
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toca a falar disso