quinta-feira, 24 de junho de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... DIVANI MEDEIROS

Agradecemos à autora DIVANI MEDEIROS pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto? Porquê?

Identifico-me com os três. Porém, a poesia me propicia adentrar em  um mundo de utopias e realidades, em que sonhar e acordar trazem inspirações.

2 - Após quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

Com o  "novo normal", tive que me  adaptar para poder concretizar novos projetos, seguir uma rotina diferente, onde a leitura acontece com mais frequência, e a escrita passou a ser uma terapia diária.

3 - O que você tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projetos em tempos tão restritos?

Com organização de horários em cada atribuição, buscando a melhor forma de desenvolver os escritos,  para que não se torne  cansativo.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória de escrita

Pontos positivos: meus poemas publicados em coletâneas, no Brasil pela Casa da Poesia em São Paulo,  e esse ano, pelo Mulherio das Letras, em Portugal.

Pontos negativos: falta de incentivo à  cultura, resultando em que novos escritores não consigam divulgar seus trabalhos, ou seja, publicá-los.

5 - O que você pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar as LIVES e VÍDEOS  para promover suas atividades?

A inovação tecnológica é essencial nos dias atuais, independentemente de pandemia ou não, é uma ferramenta essencial para desenvolver trabalhos com rapidez e eficiência.

6 - Você acredita que o virtual veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós-pandemia?

Sinceramente não. Gosto de trabalhar virtualmente, porém, não acredito que permaneça pós-pandemia, mas passe a ser uma opção e, não a regra.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

Teria iniciado meus escritos poéticos mais cedo.  

8 - Indique um livro que lhe inspirou.

O livro da escritora e poetisa Cora Coralina.

9 - Quem é Divani Medeiros  no reflexo do espelho?

Nordestina e guerreira, menina conversadeira, lutadora e perspicaz, que cuida e zela pelo que faz.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

“Se você  tivesse oportunidade de mudar alguma coisa no seu país, o que mudaria?” A resposta: Eu lutaria para que todos os brasileiros  tivessem educação de qualidade, boa moradia e vivessem uma vida digna, sem preconceitos e nem racismo.

Maria Divani de Medeiros Araújo é professora graduada em História, pós-graduada em Processos Educacionais pela UFRN, e em Educação do Campo Saberes da Terra pelo IFRN. Nasceu em 1965, em Várzea/PB. Sempre teve paixão por literatura e poesia. Além de professora atua também como Assessora Pedagógica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso