quarta-feira, 9 de junho de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... TEREZINHA PEREIRA

Agradecemos à autora TEREZINHA PEREIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, porquê?

Prosa. Romances e contos. Porque gosto de histórias.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

Estou fazendo mais leitura do que escritura...

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

Estou sem inspiração para escrever. Escrevi apenas um conto. Ando fazendo pesquisas sobre um tema que quero trabalhar num próximo romance. Estou me abastecendo.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

Positivo: quando começo uma escritura, vivo a história. Negativo: demoro para começar a escrever. Vou delongando, custo a criar coragem. 

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Apesar de não termos o cafezinho, o bate-papo olhos nos olhos, esta nova forma de promover atividades por lives e vídeos é enriquecedora. Mas, como está sendo a única forma, parece-me desgastante.

Antes da pandemia, morria de vontade de participar de diversos eventos de literatura. Moro numa cidade do interior onde poucas coisas são realizadas. Precisava viajar para participar de eventos. Assim, participava de pouca coisa. Atualmente, tenho uma enorme quantidade de coisas para ver, para participar e não consigo tomar parte de tudo que é oferecido.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

Encontros literários presenciais sempre são importantes. Sabe, aquela coisa de olhar nos olhos, dar risadas, tomar um cafezinho? Isto é sempre muito bom. Faz muita falta. Acredito que retornarão logo que for possível. Agora, o virtual veio para ficar. Como participar de eventos que ocorrem em cidades distantes, em outros países, sem precisar viajar? Acrescentam muito. Creio que, futuro próximo (espero) sempre teremos as duas opções.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

Mudar um acontecimento, não gostaria. O que já aconteceu na minha vida literária foi muito bom. A literatura. tanto na leitura como na escritura, levou-me a conhecer lugares maravilhosos.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou

Nenhum em especial. Inúmeros livros me inspiraram, cada um numa época de minha vida.

9 - Quem é Terezinha Pereira no reflexo do espelho?

A Terezinha Pereira que conheço.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Você gostaria de ver seus livros em boas livrarias e nas mãos de muitos leitores?

Responderia: Sim, como gostaria!

Terezinha Pereira

Nasceu e reside em Pará de Minas/MG, Brasil. Editou sete livros individuais, organizou quatro  coletâneas e participou de mais de vinte antologias.

Tem um caso com as palavras, com as quais tem, às vezes calma, às vezes tumultuada convivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso