segunda-feira, 28 de junho de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES

Agradecemos à autora CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Na minha escrita entrego-me toda, sem meias palavras. Digo o que realmente sinto, sonho, desejo. Se me refiro a uma outra pessoa procuro ser cuidadosa e respeitosa, sempre primando por suas qualidades e virtudes.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

Foi tudo um acaso, não por necessidade nem passatempo. Sempre gostei de expressar meu pensamento e sentimento quando havia necessidade de comunicar-me por escrito. Isso foi crescendo ao longo do tempo. Hoje é uma prática no meu dia a dia. Tudo que vejo, sinto e vivencio me motiva a escrever.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Sem sombra de dúvida os dois andam par e passo. A espontaneidade não pode prescindir do cuidado com a clareza de expressão, com as regras esperadas na produção de um texto, poema e poesia.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Por ser uma pessoa romântica me expresso com mais facilidade no gênero lírico, colocando minhas emoções em tudo. Entretanto, tenho procurado trabalhar meu lado narrativo, redigindo: contos infantis (fábulas) e contos com temas e atuais e biográficos. 

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

Busco escrever mensagens exaltando a positividade, especificamente as virtudes que devem ser trabalhadas pelo ser humano.

6 - Quais as suas referências literárias?

Tenho várias. Gosto de destacar Machado de Assis, que em sua escrita imprime aspecto filosófico em temas do cotidiano e fora do Brasil o poeta e escritor Fernando Pessoa, pelos lindos poemas e contos os quais me identifico.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

Não sei se estou certa, mas acho que a interação com outros autores, a participação em coletâneas, os encontros literários, nos ajudam a conhecer o que vem sendo feito por outros poetas e escritores, mantendo-nos atualizados e propiciando, também, o nosso reconhecimento por estes.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

Muito pouco concretizei quando penso no que ainda quero alcançar, que é publicar meu livro.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

As coletâneas é uma forma de divulgar nossos escritos, interagir com outros poetas e escritores, além de ser uma porta para o leitor conhecer nosso trabalho.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Pergunta: 

- Você é uma poetisa?  Uma escritora?

Resposta: 

- Leia o que escrevo e responda-me você: Eu sou? Preciso saber!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso