quinta-feira, 27 de maio de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES

Agradecemos à autora CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES pela disponibilidade em responder ao nosso questionário


1 - Poesia, prosa ou conto, porquê?

 

Poesia para mim é inspiração. Já a prosa, o conto vai além da inspiração...  Requer a habilidade de escrever. Para àqueles que não têm essa habilidade é um desafio. Requer aprendizagem e muita persistência.

 

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

 

Em termos da escrita mudaram os temas, que ficaram mais entristecidos, saudosos e reivindicadores. 

Já no cotidiano da vida, com as medidas restritivas o distanciamento social ampliou a comunicação virtual.

 

 3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritivos?

 

Realmente o tempo nos restringiu! Mas o segredo é ter foco no que se quer fazer e administrar objetivamente o tempo, dá para se obter resultados positivos.

 

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

 

Dos pontos positivos destaco a importância do meu investimento pessoal, levando-me ao desenvolvimento da minha expressão interior.

Pontos negativos? Não vejo.


5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

 

Acho excelente. As lives e vídeos deram oportunidade para que indiscriminadamente os talentos fossem conhecidos e divulgados.

 

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

 

Não resta dúvida que veio parar ficar, mas não para substituir.

Eu não abro mão do presencial onde a interação vai além de uma tela, aonde podemos nos expressar com calor humano, olho no olho. O esmero na apresentação pessoal complementa o que se quer expressar.


7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

 

Ter-me-ia dedicado mais cedo à literatura. Entretanto, a minha dislexia afastou-me desse campo, acreditando que não teria chance.

 

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou

 

Minhas inspirações poéticas vêm de: Machado de Assis e Fernando Pessoa. Mas meu foco literário está voltado para os grandes filósofos estoicistas: Marco Aurélio, Epípeto e Sêneca, entre outros. Um livro inspirador nesse sentido é o: Meditações de Marco Aurélio.

 

9 - Quem é Carmen Lúcia no reflexo do espelho?

 

Uma mulher romântica, alegre, espontânea e eminentemente família que aprendeu a se expressar através dos versos.

 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

 

Pergunta: 

Você é uma poetisa? Uma escritora? Ou apenas uma psicóloga.

Resposta:

Vocês podem me dizer? Porque ainda não sei!


CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES, pernambucana, da cidade do Recife, tem sua formação superior em PSICOLOGIA e tornou-se poetisa, escrevendo nas horas vagas. Sua fonte principal fonte de inspiração vem do amor por sua Terra e por sua família. Participa desde 2017 de Coletâneas e Festivais. Atualmente encontra-se trabalhando no seu primeiro livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso