sexta-feira, 26 de março de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... RITA QUEIROZ

Agradecemos à autora RITA QUEIROZ pela disponibilidade em responder ao nosso questionário


1 –Poesia, prosa ou conto, porquê?

 

Escrevo os dois, mas prefiro poesia, sinto-me mais à vontade, mas a prosa tem me tomado também.

 

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

 

Enquanto autora, não mudou, pois continuei escrevendo, publicando livros, participando de coletâneas/antologias/revistas literárias, me apresentando em saraus virtuais e eventos diversos, como feiras e festas literárias.

 

3 – O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

 

Tenho buscado a meditação, o que tem me ajudado bastante. Além disso, as ideias fervilham na mente e eu escrevo, dando vazão aos sentimentos.


4– Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

 

São poucos pontos negativos, pois os positivos superaram minhas expectativas. Tenho participado de vários grupos nas redes sociais, conhecido muita gente, o que favoreceu a minha inserção em muitas publicações e eventos literários.

 

5– O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

 

Essa nova forma de estar propiciou a aproximação de pessoas que vivem muito distantes. Hoje é possível falar com pessoas que estão em outros continentes, dialogar, partilhar as mesmas dúvidas e alegrias. As modalidades presenciais são ótimas, nada substitui o abraço afetuoso, o calor humano, mas nem sempre, por questões diversas, se pode ir a todos os eventos. Nessa nova forma de estar, o “estar” se fez possível.

 

6 – Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

 

Acredito que teremos pós pandemia um modelo híbrido: presencial e remoto, favorecendo a uma partilha mais ampla e irrestrita.

 

7– Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

 

Nenhum.

8 – Indique-nos um livro que lhe inspirou.

 

Tereza Batista cansada de guerra, do escritor baiano Jorge Amado. A história de Tereza, apesar de todo o sofrimento porque passou, é de superação e encorajamento da luta feminina e feminista.

 

9 – Quem é Rita Queiroz no reflexo do espelho?

 

É uma pessoa sonhadora, que gosta de realizações e que vai em busca disso. É uma pessoa que gosta de desafios e que não tem medo de encará-los.

 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

 

Por que você escreve? Porque a escrita me leva a mundos diversos, fazendo-me uma pessoa mais feliz.

 

Rita Queiroz - Natural de Salvador – BA.

Pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP), mestrado e graduação em Letras (UFBA). Professora universitária. Autora de 5 livros de poemas para o público adulto e 5 livros para o público infantojuvenil; organizadora de 8 coletâneas. Integra os seguintes coletivos: “Confraria Poética Feminina”, “Mulherio das Letras” e “Coletivo de autoras de literatura infantojuvenil da Bahia”; além de fazer parte das seguintes academias: AVAL, AILB e ACILBRAS.

1 comentário:

  1. Ave, Rita Queiroz! Nome forte para autora da literatura brasileira! Linda trajetória literária a sua! Mulherempoderada que empodera outra mulheres. Parabéns! Desejo Muito e muito mais sucesso. Mulher nasce para brilhar. Abraços. Leacide Moura.Macapá, Amapá.

    ResponderEliminar

Toca a falar disso