quinta-feira, 23 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... VERÔNICA OLIVEIRA


Agradecemos à autora VERÔNICA OLIVEIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Sou uma mulher valente, sensível e que gosta de brincar com as palavras para falar poeticamente do cotidiano. Tenho as mulheres como público alvo dos meus escritos e busco fortalecer a nossa autoestima. Contrariando as expectativas do sistema machista do meu país, procuro estimular o exercício da sexualidade em mulheres acima dos 50 anos, com oficinas e rodas de conversa.

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

É um ato político incorporado ao cotidiano.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

A espontaneidade é o que busco, visto que a maioria das mulheres do meu país não tiveram a oportunidade de obter conhecimento linguístico e podem delegar essa função a mulheres revisoras.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Gosto de compartilhar vivências de forma poética e planejo exercitar crônicas e contos.

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Alegria de viver, o poder que a língua tem como terapia e empoderamento feminino.

6 - Quais as suas referências literárias?

São tantas as mulheres que me encantaram e promoveram o desejo de me expressar pela escrita, que seria uma página só de referências, mas ouso citar algumas:  Marina Colasanti, Bruna Lombardi, Elisa Lucinda, Florbela Espanca, Hilda Hilst. Todavia, quem me convenceu que eu poderia escrever poeticamente foi o poeta Manoel Bandeira com o seu texto Poética:

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário
o cunho vernáculo de um vocábulo.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Tornar o ato da escrita um exercício prazeroso, acessível às classes populares, promovendo a degustação da poesia nas salas de aula, desde a educação infantil, com exemplos de construções poéticas simples, que provoquem nos alunos o desejo de escrever e também a certeza de que poderão fazê-lo. Desenvolvi uma oficina de escrita poética com alunos do ensino fundamental de uma escola da minha cidade que foi um sucesso. E o motivo foi fazê-los entender que a escrita não é privilégio de poucos e sim de quem se encanta e se apropria da língua materna.

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Promover o empoderamento de mulheres e meninas de bairros periféricos e trocar escritos poéticos com pessoas de outras culturas, buscando sorver conhecimento e aprender novas formas de dizer coisas comuns de maneira melódica. Espalhar poesia em lugares nunca antes espalhadas, tornar a escrita poética item do cotidiano.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Porque defendo que a arte de um precisa se encontrar com a arte de outros e também por ser uma maneira mais acessível financeiramente de publicar meus escritos.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Quando me fizerem essa pergunta eu espero saber responder.

3 comentários:

  1. Parabéns, Verônica!
    Sinto-me uma pessoa privilegiada por estar perto de alguém com tamanha desenvoltura com as palavras.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns tia Veronica,sempre arrasando no que fala e escreve ����

    ResponderEliminar
  3. Verônica, mulher vibrante e ispiradora!!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso