segunda-feira, 29 de junho de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - ROSE PEREIRA

Agradecemos à autora ROSE PEREIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário


1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

O cenário mundial mudou completamente, em tudo e em todos, seja pelo que dizem que é ou pelo que não dizem ou não querem de fato dizer.  Sem querer entrar no mérito, o fato é que, por causa de uma coisa ou outra, estamos presos em casa – uma prisão física e, sobretudo emocional. Certamente, muitos em decorrência desta mudança de rotina inesperada, perderão gradualmente as forças, e disto ninguém duvida, pois o que não falta são mecanismos para infectar. E a luta para não deixar a doideira interna dominar nosso exterior é tamanha, que mesmo aqueles com maiores chances de equilibrar a lucidez, estremecem. Afinal, em nossos ouvidos diuturnamente assombram e sussurram os noticiários, os boatos, as mídias sociais, os fakenews – nossos anjos e demônios – deixando ao livre arbítrio de cada um. Para sobreviver é preciso respirar profundamente, ignorar as regularidades do cotidiano e seus rigorismos domésticos.  E esperar que Deus tome conta de todos nós.

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu  processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

Com a mudança repentina, fui pega surpreendentemente diante de minha própria família de uma forma nua e crua. Os filhos (adolescentes e outro bebê de dois anos), o companheiro, todos em casa diariamente dividindo os espaços, os eletrônicos, as opiniões, os cuidados... Foi preciso estabelecer um novo modo de convivência, todos aprendendo a exercitar paciência, colaboração e sabedoria.  Evidente que assim, minha produtividade ficou comprometida, o silêncio necessário para minhas inspirações tornaram-se raridade, contudo, essas novas experiências me fizeram perceber detalhes tão importantes, e me capacitaram de sentimentos mais nobres, que certamente influenciarão positivamente nesse processo de crescimento enquanto mãe, mulher, e escritora.

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Que um inimigo minúsculo e invisível pode repentinamente mudar tudo, todos os sonhos, todos os planos,  apagar o mundo. Percebe-se que as vidas são literalmente iguais e que estamos muito próximos uns dos outros, e para tanto, devemos procurar diariamente nos conhecer profundamente e buscar uma transformação que nos leve a cuidar do outro com mais amor, generosidade, gratidão, e caridade.

4 - Os movimentos de integração da mulher influenciam no seu cotidiano?

Sim. São decisivas contribuições que abrem portas para demandas atuais e importantes, facilitando uma compreensão e participação efetiva nas políticas públicas, na literatura, na cultura. Acredito na união das mulheres compartilhando os mesmos ideais e propósitos, fazendo crescer essa rede de apoio mútuo e fortalecimento, diminuindo as diferenças e desigualdades presentes no universo feminino.

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Tenho divulgado timidamente nas redes sociais, participado de diversas coletâneas  e antologias, e contribuído com projetos voltados a literatura. Contudo, acredito que preciso fomentar mais as divulgações para obter melhor retorno.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

Não vejo pontos negativos nesse universo da escrita. Ao contrário, a mulher tem conquistado cada vez mais espaço em todos os aspectos existenciais, e com isto, corroborado a sua inerente sensibilidade, torna-se fonte inesgotável para compor seus cantos, contos, rimas e versos. Tomar consciência desse potencial significa crescimento feminino no campo literário.

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Além de eternizar minha passagem com alguma contribuição que expresse minha gratidão por esse majestoso espetáculo da vida, tenho como projeto impactar vidas através da leitura.  Como romancista, pretendo continuar, focando dentro do contexto da violência doméstica, temas relacionados a abusos sexuais intra familiares, enfrentamento e superação. Com isto, desenvolver trabalhos em grupo, contribuir com projetos voltados ao combate da violência sexual contra criança e adolescente, e ministrar palestras visando transformar vidas através da mudança de comportamento familiar.

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das   Letras em Portugal?

Empatia literária entre mulheres.  Sororidade intelectual. Literatura e valorização feminina. Empatia e a pratica da leitura.

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

Marguerite Yourcenar – Memórias de Adriano.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que motivou Rose Pereira se tornar escritora?
Meu universo paralelo. Desde criança viajava em pensamentos, rabiscava meus poemas, escrevia minhas fantasias. Na adolescência todos os gostos inspiravam fortes emoções que eu procurava eternizar na mente.  Quando descobri que era possível transformar em realidade este cenário único e encantado, passei a planejar como quem espera um filho. Esperei a prole crescer, aposentei, e hoje nenhuma atividade me deixa mais feliz do que parar no tempo, esquecer da vida, e concretizar em palavras o que me vem em pensamento. Criar, produzir, e fazer nascer nas folhas de um livro, é como parir prazerosamente um pedaçinho de mundo. E assim, como autora, me sinto plenamente realizada.

1 comentário:

Toca a falar disso