terça-feira, 15 de outubro de 2019

IN-FINITA APRESENTA... - MOMENTO VIVO, DE RONALDO WERNECK


Ronaldo Werneck é poeta de décadas e livros. Suas obras amalgamam cidades, rios, amores, mares, sóis e poetas com a tipografia da letra, o branco da página, o estilhaçamento do verso. Tudo levado à plasticidade máxima do encontro do eu-lírico com o signo-significante-significado. Neste momento vivo é com este encontro que nos (re)encontramos.  De selva selvaggia (1976), seu primeiro livro de poesia, a o mar de outrora & poemas de agora, de 2014, Werneck, num processo cabralino de catar seus feijões, revisita aqui toda sua obra poética, com um plus de 21 novos poemas. 
Bruno D´Abruzzo, Editor/São Paulo

Em momento vivo a ação verbal do poema reescreve uma nova estética pontilhada por fragmentos e fraturas na horizontalidade do verso tradicional. Os versos de Werneck recortam o visual contínuo e espraiam-se em ilhotas de palavras e sintagmas, formando arquipélagos de uma nova geografia poética.
Cláudio Murilo Leal/Rio de Janeiro

momento vivo agudiza uma visão caleidoscópica de um escritor que constrói pontes estéticas. Em suas mais que festejadas cinco décadas de criação, percorrendo o vasto mundo dos signos e suas interações formais, Ronaldo Werneck vem construindo uma obra singular dentro do panorama da literatura brasileira.
Ronaldo Cagiano/Lisboa

Sobre o autor: Ronaldo Werneck é mineiro do mundo-Cataguases. Tem vários livros publicados de poemas, crônicas, ensaios. Os mais recentes: o mar de outrora & poemas de agora e Rosário Fusco - Sob o signo do imprevisto. Veja o que já se disse sobre os poemas de Ronaldo Werneck, neste e noutros mares:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso