quinta-feira, 1 de agosto de 2019

DEZ PERGUNTAS A... MANUELA FRADE


Agradecemos à autora MANUELA FRADE pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever é um acto criativo… Uma forma de expressar o meu imaginário, as emoções, as viagens interiores…é complementar ao da pintura ou desenho… Portanto poderei dizer que é uma necessidade porque é o meu modo de ser e de me expressar artisticamente.

2 - Em que género literário se sente mais confortável?

Na poesia ou narrativa poética… Porque é como um espelho da pintura.

3 - O que escreve é inspiração ou trabalho?

80% inspiração é 20% trabalho porque tenho que me preocupar com a qualidade formal e linguística do que escrevo do mesmo modo que o faço quando desenho ou pinto… Sou uma comunicadora, portanto, tenho que pensar em quem lê e em quem vê o meu trabalho artístico.

4- O que pretende transmitir com a sua escrita?

Histórias, pensamentos, viagens no mundo das emoções, esperança, a minha visão da fé, do amor, da vida… a importância do “ser” sem medos ou preconceitos.

5 - Qual o seu público alvo?

Todo aquele que gosta de ler, sonhar, viajar com emoção, apreciar o produto de um acto criativo.

6 - Em que corrente literária acha que a sua escrita pode ser incluída?

Se me permitirem o atrevimento... no lírico impressionista e /ou expressionista… porque umas vezes são flaches ou impressões de “vida”... Outras, a expressão rasgada de sentimentos ou desejos, viagens no mundo sensorial, muito fortes.

7 - Quais as suas referências literárias?

Tenho muitas… Nacionais e estrangeiras… Florbela Espanca, Fernando Pessoa e seus heterônimos, José Afonso, Natália Correia, Sidónio Muralha, Carlos Drummond de Andrade, James Joyce, Samuel Beckett… Entre muitos outros…

8 - O que costuma fazer para divulgar o que escreve?

Tenho blogues pessoais e de grupos de autores... No Facebook… Ou edito virtualmente em editores com o ISSU. Tenho participado em antologias em Portugal e no Brasil como poetisa e ilustradora e como coautora… E ultimamente tenho participado em projetos promovidos pela In-Finita e seus colaboradores.

9 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

A divulgação do meu trabalho, poder dedicar-me mais à minha carreira artística - escritora versos poetisa versos pintora - e talvez, se surgir a oportunidade, poder dedicar-me mais amplamente à ilustração de obras quer minhas quer de outros autores seria fantástico… especialmente se esse trabalho fosse promotor da verdadeira inclusão… poder ser percepcionado por todas as pessoas… visuais e invisuais, surdo-cegos, de baixa visão... etc.

10 - Que pergunta gostaria que lhe fizessem e como responderia?

Se acho que o meu trabalho faz a diferença e se acrescenta algo… Eu diria que sim porque procuro com ele transmitir a liberdade de pensamento, de sonhar, de criar... a libertação de todo e qualquer preconceito... valorizar e “Ser” e o “viver” plenamente sem medo de sentir e de expressar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso