quarta-feira, 5 de junho de 2019

DEZ PERGUNTAS CONEXOES A... CLARA BOAVISTA


Agradecemos à autora CLARA BOAVISTA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever é uma necessidade que me preenche a alma e me repleta de prazer.

2 - Em que género literário se sente mais confortável?

Sinto-me confortável em ambos os géneros, embora considere a poesia mais exigente sob o ponto de vista literário e, por isso, mais desafiante e compensador.

3 - O que escreve é inspiração ou trabalho?

Eu diria que é tanto trabalho como inspiração. Na escrita, como noutras artes, se não existir inspiração que nos mova ao ato, de pouco ou nada resulta o trabalho. Por outro lado, se houver inspiração e não a complementarmos com trabalho, o produto final pode ficar seriamente comprometido. Assim, considero a inspiração e o trabalho como sendo dois pólos de sinais contrários, que se atraem e marcam o passo da escrita criativa.

4 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

A pluralidade de sentimentos verdadeiramente genuínos, muitas vezes contraditórios, do ser humano. Na escrita visto a pele de outra personagem para apelar a sentimentos que respaldam na nossa sociedade e no mundo contemporâneo. Trata-se de exaltar sentimentos como o amor, a amizade, a justiça, a liberdade, a solidão, a felicidade, a maternidade, a morte e tantos outros que nos inundam a alma e diariamente nos apoquentam ou nos encorajam, de tão contraditórios.

6 - Em que corrente literária acha que a sua escrita pode ser incluída?

Para mim, é muito difícil inserir-me num cenário teórico, fazendo parte dele. No entanto, existem traços comuns, mais acentuados, que indiciam tendências no modernismo, marcado pela desconstrução literária e a introspeção, e no pós-moderno, assinalando uma  identidade em risco e muito voltada para o intimismo, descrevendo um mundo repleto de distorções interiores e contradições.

7 - Quais as suas referências literárias?

As minhas verdadeiras referências continuam a ser aquelas que me despertaram o interesse pela leitura e pela escrita, fazendo de mim fiel a Camões e à sua obra de os Lusíadas, José Régio, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, José Saramago e, mais recentemente, Gonçalo M. Tavares. Além destes, Liev Tolstói, com as obras Guerra e Paz e Anna Karenina, Richard Bach, com Fernando Capelo Gaivota e Não há Longe nem Distância, e Pablo Neruda, entre outros.

8 - O que costuma fazer para divulgar o que escreve?

Tenho divulgado o que escrevo através da publicação de obras minhas e ultimamente também sob a forma de participações coletivas. Além disso, possuo uma página de escritora, onde frequentemente partilho poemas e textos meus já editados.

9 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Não tenho objetivos pré-definidos, além de pretender divulgar o meu pensamento e de me aperfeiçoar enquanto escritora.

10 - Que pergunta gostaria que lhe fizessem e como responderia?

...........

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso