quarta-feira, 22 de maio de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ANA CAVA


Agradecemos à autora ANA CAVA a disponibilidade em responder ao nosso questionário
1 - Como você vê o papel da mulher na literatura atual?
Com satisfação sobre os avanços já alcançados, que se não são ideais, já são expressivos e importantes.
2 - Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?
Muitas mulheres brilhantes e inspiradoras à frente de seu tempo sempre serão influência no universo. Pra mim uma Cecília Meireles influenciará homens e mulheres no ano 3500.
3 - Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?
Modernismo. Contemporâneo.
4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?
O que seria desta publicação se a mulher continuasse submissa, sem voz, sem escrita? Movimentos são bem-vindos e importantes para que haja evolução.
5 - O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?
Integração. Movimento. Projetos como esse Mulherio das Letras, e outros tantos, que apresentem autores diversos, sejam homens ou mulheres e sua humanidade.
6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
Me sentir inserida em um universo prazeroso para mim, já é muito positivo. Ouvir de alguém que a sua poesia a emocionou por exemplo te emociona igualmente.  Talvez negativamente seja a dificuldade da valorização da escrita, da leitura, principalmente no Brasil.
7 - O que pretende alcançar enquanto autora?
Quando eu era pequena achava lindo prêmios. Se ganhou prêmio então é porque seu trabalho foi reconhecido. Então eu queria ser uma autora premiada. Hoje vejo que você alcança as coisas a partir das suas escolhas e do que vêm espontaneamente.
8 - Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.
A curto prazo será o lançamento do dia 10 de março que eu estou feliz em participar. A longo prazo talvez publicar enfim um livro solo, porque eu falo a tanto tempo, que se tornou um projeto de uma longevidade única.
9 - Sugira uma autora e um livro contemporâneos
São muitas autoras incríveis na atualidade. Mas sugiro a Mel Duarte. A Mel é uma poeta brasileira, paulista, que fala com muita propriedade sobre temas muito atuais, como feminismo, racismo. Alguém que busca minimizar os efeitos ainda tão nocivos do racismo, da homofobia, etc. Os livros dela são "Fragmentos Dispersos" e "Negra Nua Crua", que também são encontrados em audiolivros.
10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
Ana, você gostaria que a literatura fosse sua principal fonte de renda?
E eu responderia feliz: SIM! Eu amaria se todas as pessoas que amam poesias, textos, histórias, etc... vivessem de sua arte, de seu dom.
Para finalizar deixo meu agradecimento por mais essa participação.

BIOGRAFIA
Ana Paula Cava é uma poeta brasileira, nascida em Niterói-ERJ Participou das antologias "Poesia e Cia" livro editado pela UFF( Universidade Federal Fluminense); "Água Escondida" pela poeta Neide Barros Rego; e "Declarações d'Amor" pela Dowslley Editora.


1 comentário:

Toca a falar disso