sábado, 27 de abril de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... MARI VIEIRA


Agradecemos à autora MARI VIEIRA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

Ainda de luta. Devemos comemorar o aumento do número de novas escritoras nos últimos anos, no entanto as mulheres ainda são minorias nos espaços de prestígio da literatura. São minorias nos grandes prêmios, são menos lidas e criticadas nos veículos de crítica literária, são minorias como críticas literárias, portanto além trazer para o universo literário novos olhares com suas produções artísticas ainda precisam desbravar espaço para o crescimento de sua carreira.

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Ser mulher molda meu olhar e minhas vivências, mas percebo que o que é tradicionalmente chamado de universo feminino foi (e está sendo) questionado, ampliado, modificado para que a mulher permita viver a experiência que desejar num universo amplo e irrestrito, portando tendo me apropriar dessas novas perceptivas e escrever sobre o que me move e me comove no mundo.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Não faço ideia. Não penso nisso quando escrevo. Escrevo apenas porque a escrita é uma forma de respirar.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

São absolutamente necessários. São meios de questionar o cânone, os veículos que publicam resenhas de novas obras e que quase sempre ignoram as publicações de mulheres e também os prêmios que poucas vezes prestigiam mulheres. É um meio de dizer ao mundo que outras subjetividades existem e que precisam urgentemente serem consideradas. 

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Uma rede bem estruturada de mulheres e homens parceiros, especialmente se consideramos que temos pouco espaço nos meios tradicionais. 

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

A luta quase solitária por espaço é um ponto negativo, a disputa injusta em um universo majoritariamente masculino também. Positivo é a beleza de experimentar contar sobre o mundo, os dramas e as alegrias humanas do meu jeito, de saber que vai nascer um texto com meu DNA. 

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Meu espaço, minha história, minha liberdade de existir, ampliar a participação de mulheres no universo literário também é um sonho.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Um livro solo é o tenho em mente.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Conceição Evaristo – “Olhos D`água”, “Ponciá Vicêncio”, “Poemas de recordação e outros movimentos”. 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Por que escreve?
Para que a vida tenha sentido.

BIOGRAFIA
Mari Vieira nasceu Marilene Vieira Costa nos longínquos cantos do Vale do Jequitinhonha-MG. Vive em São Paulo/SP há mais de 20 anos. Publicou pela primeira vez em 2017 na Série Cadernos Negros V40 – Contos afro-brasileiros- Quilombhoje.

1 comentário:

  1. Muito obrigada pela entrevista, e é bem verdade que mesmo enquanto críticas literárias as mulheres ainda se encontram em minoria.

    ResponderEliminar

Toca a falar disso