segunda-feira, 1 de abril de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... CLÁUDIA LUNDGREN


Agradecemos à autora CLÁUDIA LUNDGREN a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

Hoje, tenho observado que no quadro da literatura contemporânea, a mulher tem se destacado. Tenho visto uma era literária feminina, e o papel da mulher tem sido muito construtivo, dando a este momento um sabor mais doce e aroma suave a literatura atual.

2 - Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Vejo mulheres enfrentando tabus literários, escrevendo sobre toda sorte de temas, porém, ainda existem aqueles predominantes no universo feminino. Geralmente, a mulher escreve mais sobre sentimentos e flores, porque faz parte de seu universo essa delicadeza e sensibilidade. Talvez influenciados pelas mulheres, observamos hoje homens trocando escritos políticos por sentimentais, e derrubando tabus, escrevendo também sobre flores, sem perderem sua masculinidade literária.

3 - Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Gosto de versar sobre sentimentos, e tudo aquilo que vivencio pode me servir de inspiração. Alguns autores me inspiram e me influenciam. Do Ultrarromantismo, Álvares de Azevedo e Fagundes Varela, e da Literatura Portuguesa alguns escritores, em especial a poetisa Florbela Espanca.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

A mulher tem se integrado mais, não apenas no meio literário, obtendo destaque, mas também em outros setores. A mulher de hoje tem direito de ser quem ela quiser, adquiriu independência econômica, também é a cabeça de muitos lares. Têm enfrentado também a violência física e psicológica com o apoio de movimentos pró- mulheres, e tudo isso é positivo, importante e necessário. A mulher atual é empoderada, vem conquistando seu devido lugar na sociedade, sem a necessidade de sofrer quaisquer humilhações.

5 - O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Acho que se conhece o autor pelas suas obras, assim como as árvores são conhecidas por seus frutos. E para que suas obras sejam conhecidas, podemos contar com as redes sociais, sites literários, saraus, antologias e outros.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Cada autor tem sua maneira peculiar de escrever, suas influências, seus temas preferidos, e acho tudo isso muito positivo, esse universo de formas, estilos e temáticas. Não vejo muitos aspectos negativos, porém me incomoda um pouco quando um escritor critica o outro pela sua forma de escrever. Penso que é uma coisa peculiar, particular de cada um. Não devemos achar que o outro deve escrever a nossa maneira. Respeito é fundamental.

7 - O que pretende alcançar enquanto autora?

Não busco dinheiro, enriquecimento, o que vier é lucro. Escrevo por amor, e por esse motivo tenho essa pretensão como autora: que o meu trabalho seja um dia reconhecido, e que, um dia eu possa ser lembrada como um nome da literatura da minha geração.

8 - Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo

Eu tinha um sonho, um projeto a curto prazo, que era lançar o meu primeiro livro solo. Realizei este sonho, e me sinto imensamente feliz. Agora, tenho em mente continuar lançando livros de poesia tradicional, e outros, contendo novas formas poéticas, como Aldravias e Tautogramas. Quero semear literatura de várias formas. Esse é o meu maior projeto, a curto e longo prazo.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos)

Sugiro a todos o meu livro solo, recém lançado, intitulado “Alma de Poeta”. Contatos para aquisição pelo email tiaclaudia05@hotmail.com.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

A pergunta:
Quais são suas pretensões como escritor? Pensa em enriquecer com a venda de livros?
A resposta:
Não. Meu alvo é semear poesia no mundo, inspirar em alguém o prazer de ler, e me imortalizar como um nome da literatura brasileira. Vender? Claro, como consequência. Escrever? Por amor.


Sobre a autora:

Claudia Lundgren, 46 anos, é brasileira, nascida e domiciliada na cidade de Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro. É mãe de três filhos, graduada em Direito e Pedagogia, funcionária pública municipal atuando há onze anos como Educadora Infantil. Compositora e poetisa, teve obras publicadas nas Antologias “Cultive o Pólen da Vida” 1 e 2, e obras selecionadas para a Antologia “Belas Artes” e Antologia “Mãe”, aguardando a publicação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso