quinta-feira, 21 de março de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... AGNETE SOMBRA


Agradecemos à autora AGNETE SOMBRA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

A mulher é aberta e transparente como cristal polido. É um ser capaz de sentir as dimensões puntiformes da dor e os aromas facetados da flor, quase num abrir e fechar de olhos.
E as cortinas da aceitação têm sido escancaradas num movimento só de ida.
Dignificante ser plateia e ser palco desse cenário que perdura...
Psiu, a peça vai começar!

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Em medida recalcada, sacudida e transbordante. Participamos de vastas e singulares funções, domiciliares, educacionais, emocionais, profissionais e até espirituais. Amo ser mulher na expressão mais exata do ser. Nossa vida tem tanto conteúdo, que infinitas resmas de papéis não seriam bastante para nos descrever.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Nas correntes que são rompidas, liberando-me a viver o novo, a cada amanhecer. Mesclando o operar de um Deus que tudo sabe, tudo ouve e tudo ver. E nesse processo devocional e de auto-ajuda, não me importo de expor as minhas fraquezas e dificuldades, de maneira que, a fortaleza de um Deus Triuno, sobressaia através de mim. Somos canais que transportam as bem aventuranças, para quem se dispõe em nos ler.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

Me importo com as questões urgentes e importantes de cada ser que respira. Embora prevenindo-me de âmbitos extremistas.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Tenho questionado-me por esses dias, sim, a grande necessidade de informações e de permanecer online. Indago-me como resistiu a escrita de uma Raquel de Queiroz ou de Jorge Amado...
Penso que enquanto existir escritores, permanecerão os leitores. Vejo que existe hoje, uma verdadeira febre em se mostrar. Mas procuro adestrar a minha alma, exortando-me em complacência, e digo-me: se houver pelo menos uma vida, que reviveu por ter vasculhado a minha escrita, já valeu.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Honestamente, não vejo pontos negativos. A escrita é FÁRMACO SEM EFEITOS COLATERAIS.
Gostaria de acrescentar algo que escrevi:

Ela e eu...

“ A voz em escrita, já se ataviou toda... Contornava os contornos em torno dela, como se fosse uma íntima companhia de todos as eras. A expectativa da espera já não deve esperar. 
Ela grita se calando porque tem receio em se mostrar....E ele dizia:
-Mulher, mas tu não tens mais o que inventar? Vais procurar o que fazer... 
E eu indagando em silêncio: será que com 30 anos de convivência, ele não percebeu ainda, que eu passei a vida inteira fazendo?
O outro que escutava respondia perguntando:
-Mas a senhora vai escrever o quê? 
E o brilho úmido e gracioso dos olhos daquele outro me lia, atravessando o meu âmago e sequestrando, lá das profundezas escondidas, a celebração de um ser que está em festa.
Naquele dia, precisava esfumaçar o pozinho Brown nos fios brancos da cabeleira, que ficavam à mostra... Pincelar as sobrancelhas nas lacunas ilhadas. Mascarar as olheiras para expor melhor o meu par de olhos verdes. A sensação seria de inércia solar, que se vestia de lua para cultuar esse tempo. Ouvia o frenesi das palmas das árvores que me margeavam em poesia. Os montes destilavam azeite e mel, saciando os vales das incertezas. E agora, estava casando de papel passado com a folha em branco que se expunha, devorando-me, sem reservas. Era como um amor louco de paixão que se entrega na forma mais completa do querer. 
Eu e ela.. A folha pautada e eu. 
Ela de nada me exigia, só o que eu desejasse dar. Mas a atração era fatal e total !!!
Tão pura , tão inocente, tão sábia. Mas nada era ocultado, tudo se expressava na maior concordância e respeito. Não podíamos nos ausentar daquele encontro marcado, onde o tempo do tempo, para...
Eu e ela, ela e eu... “

Agnete Maria Sombra Teixeira Carvalho.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Tudo é muito novo. Mas uma sensação se faz conhecida, familiarizo-me cada vez mais com a complexidade da pessoa que sou. Na escrita há cura. Percebo que é dinâmico viver, sendo capaz de descrever esse viver. É um convite à evolução da sua percepção. É ser capaz de viver o que viveu infinitas vezes. É saborear a prolongação do agora. É tornar a trajetória em continuísmo e construtivismo.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

A curto prazo: Estou no 3º módulo de oficinas de escrita pela CENTRAL DE ESCRITORES E ACADEMIA DE ESCRITA.
A longo prazo: Ser fonte de ajuda para os que necessitam também. Aplicando as experiências na vida profissional ( cirurgiã-dentista), familiar e na vida secular como um todo.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Para ser bem franca, caí de gaiata no navio. Conheço pouquíssimo de escrita. Durante minha vida, as minhas leituras foram basicamente de capacitação profissional ( Odontologia) e de caráter cristão ( entre elas: O Rio, O Palco, Máscaras e Atores, de Bernard Snelgrove, O Andar no Espírito O andar no Poder, de Dave Robson, A Visão do Edifício de Deus, de Witness Lee). Entre  outros. 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

A escrita tem regras?
Resposta: Você é o livro da sua vida...
Muitíssimo agradecida, e beijos no coração de carne!


BIOGRAFIA:
Agnete Maria Sombra Teixeira Carvalho é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, desde 1983. Fez especialização em Prótese Dentária, Implantodontia e Prótese sobre-implantes. Possui aperfeiçoamentos nas áreas de: Periodontia, Disfunção de ATM, Cirurgia Buco-Dentária e Prótese Removível. Atua desde 1984 em Clínicas Privadas de Odontologia.
Durante sua trajetória profissional serviu ao Exército Brasileiro- Militar da reserva, como 1a Tenente.
Participou por 13 anos das conferências do Ministério Verdade Viva, Servir é Reinar.
Participou das oficinas de Escrita Terapêutica e de Contos na Central e Academia de Escritores. 
E realizando no momento, a oficina de Crônicas na Central e Academia de Escritores. 
Autora do livro NAS ENTRELINHAS DOS NÓS, publicado em 21/12/2018 na Igreja Cristã Vida e 18/01/2019 na Livraria Leitura no Shoping Riomar.
Atua também com palestras e sessões de autógrafos.


1 comentário:

Toca a falar disso