quarta-feira, 13 de março de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... VIEIRINHA VIEIRA


Agradecemos à autora VIEIRINHA VIEIRA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?
     
O papel da mulher na literatura atual é visto por mim exactamente como vejo o meu papel como mulher na sociedade, tenho responsabilidades, obrigações e direitos. Sou um ser humano! Como muitas outras mulheres e devido aos valores que defendo não é propriamente fácil viver numa sociedade onde o salve-se quem puder, loucura total. A minha exposição publica obriga-me a ter mais obrigações que direitos, a ser mais responsável e inteligente e gosto desse desafio, propus-me a ele nos últimos anos. 
Uma sociedade onde se fala e escreve mas pouco se lê ou pratica. Acima de tudo sou analista das palavras e gestos

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?
     
Acredito que essa condição modifique muitas variáveis mas quando escrevo grande parte das vezes estou aleatória a esse conceito. Ao escrever faço para ser o mais racional possível.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?
     
Eu sou controversa, tenho consciência disso mas não procuro respostas fora de mim, talvez eu já nem procure dentro do meu próprio universo. A escrita me preenche isso basta-me. Faço por amor e pelo desafio a mim mesma, não sou académica, no entanto procuro alguma formação paralela para sentir aconchego.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?
     
Na minha geração já não consigo ver a mulher de outra forma muito embora tenhamos noção que esta luta terá de perdurar por gerações, através da educação dada pelas mesmas, e ai temos uma difusão de parâmetros educacionais a revogar.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?
     
O essencial para divulgar a literatura é a união das diversas artes em prol da arte. Tudo origina no pensamento e o que é a literatura se não diversas formas de expressar ideais e ideias.
Os artistas tem de respeitar mais a própria arte em si e ver a concorrência como auto ajuda para explorar potencial e não como melhor ou pior.
Sugiro uma arte aberta, com leques a refrescar, que permitam pensar, que façam o observador ou leitor neste caso reflectir e desejar atingir o pensamento em linha... Mas não prejudicar os outros no seu trabalho, já é uma ajuda.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
     
Quanto a mim os pontos positivos é a evolução a qual me permito, a própria transcendência do meu eu. Os menos positivos chamaria assim é a falta de interpretação do público, o remexer com sentimentos que muitas vezes afecta os que vivem ao nosso redor e cria fricções menos nutritivas e muito embora estas também nos ajude a crescer nem sempre estamos preparados de imediato para digerir.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?
       
O que pretendo alcançar, já dizia o grande mestre Fernando Pessoa "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", limito aproveitar as oportunidades que me chegam e viajar nelas da melhor forma com o conhecimento que tenho. 
Tenho projectos que um dia pensei que me levariam longe e nunca fui a lado nenhum e outros que chegaram de lado nenhum e me fizeram ir muito longe.
  
8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.
       
O meu projecto a curto prazo é o curso de Teatro musical na Academia Broadway com Martin Callaghan com apresentação de final de curso dia 31 de Março, o projecto a longo prazo é a Associação Musical de Divulgação poética - D`ALMA Inspiradora Onde aceitei o convite como membro da direcção. Pelo meio dois livros em modelagem 

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).
     
Colecção crateras,  onde está a autora Alice Vieira.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
     
Com humor :) Qual o ultimo prémio que recebeste? Resposta: O prémio nobel de literatura.


Biografia:
Nasceu V.N. de Gaia, Portugal. Usa os heterónimos Lo Escrita e Maria de Mais mas o seu nome mais conhecido é o pseudónimo de Vieirinha Vieira.
É autora de dois livros e colaborou em revistas, rádios, antologias e E-books online, tem registo de mais de 25 participações em livros colectivos e esteve nas feiras do livro de Braga e Lisboa. É mentora de um projecto de leitura, frequentou cursos de teatro (da FLUP e do Palácio do Bolhão). Integra o Teatro Experimental do Orfeão da Feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso