sexta-feira, 16 de novembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... FLÁVIO ULHOA COELHO



Agradecemos ao autor FLÁVIO ULHOA COELHO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1- Quando e em que circunstâncias surgiu o autor Flávio Ulhoa Coelho?

Acredito que foi de forma inesperada, nunca tinha pensado em ser escritor até o dia, já com meus vinte e cinco anos, em que me arrisquei a escrever um conto, em uma daquelas noites de insônia. Esse conto se chama “Postal” e abre o meu primeiro livro de contos, o “Conto que conto”. O prêmio que ganhei com esse livro me incentivou a continuar a escrever. Acredito que um passo importante nessa direção aconteceu quando eu passei quatro anos na Inglaterra a estudos. A distância do Brasil e as novas experiências foram me motivando a colocar ideias e emoções no papel e os contos foram surgindo.

2 - Como é o seu processo de criação?

Em geral, vou anotando ideias em pedaços de papel e cadernetas para depois trabalhá-las com mais calma. Essa segunda parte é a mais complicada, nunca estou satisfeito e sigo trabalhando o texto até, digamos assim, me cansar dele, momento em que decido que ele está pronto, busco outro papelzinho com ideias e sigo adiante. Por outro lado, minha ansiedade quer ver o texto pronto logo e, por isso, dá então para perceber o caos em que me meto quando escrevo. Acontece de, tempos depois, perceber que alguma ideia que tive não tenha sido explorada totalmente e, nesses casos não tão raros assim, eu volto a ela em algum outro formato.

3 - O que considera mais importante no que escreve? As estórias ou os personagens? Porquê?

Depende muito do texto, mas, em geral, a ideia da estória vem antes e aí eu tento desenvolver os personagens de acordo com ela. Mas há também alguns personagens que me acompanham sem me darem trégua, ressuscitam de tempos em tempos em meus escritos, ressurgem em sonhos e nunca me abandonam, verdadeiros fantasmas. E nem estou falando, por exemplo, de personagens como o Thio Therezo que me acompanha frequentemente, principalmente em meu blog, pois esse já faz parte de meu cotidiano e é trabalhado de forma consciente.

4 - Lendo a sua biografia literária, nota-se predominância da narrativa curta. Que razões sustentam essa apetência?

Sempre gostei de ler narrativas curtas. Inclusive, à época em que comecei a escrever, a narrativa curta, mormente a latino-americana, estava em alta. De forma geral, gosto de narrativas que não se resolvem totalmente, que levem o leitor a também participar delas e narrativas curtas em geral se prestam melhor a isso, em algum sentido que não saberia racionalizar muito bem.
Acho que, no começo, também pesaram dois aspectos. Por um lado, a ansiedade de ver o texto pronto que eu mencionei acima talvez tenha, mesmo inconscientemente, influenciado para que meus escritos sejam mais curtos, mais diretos. Por outro, por conta de meu trabalho como professor e matemático, o tempo que tinha para escrever não era tão grande assim no começo e textos longos demandam uma rotina de escrita mais consistente. Como se pode notar, essa não é uma opção definitiva, longe disso, pois, apesar de ainda escrever mais contos no meu cotidiano, estou me aventurando em outros gêneros literários e gostando.

5 - Quais as diferenças mais relevantes entre escrever um conto e um romance?

Tenho uma experiência maior em escrever contos e só recentemente me aventurei nos romances. De um ponto de vista bastante pragmático, escrever um romance demanda uma rotina diferente, é necessário estar concentrado na estória por um período mais longo e de forma mais intensa, ao menos essa foi a minha experiência. A narrativa curta, em geral, ou se resolve rapidamente ou pode ser deixada de lado e retomada sempre que possível sem a necessidade de um tempo excessivo de trabalho. Do ponto de vista de temática, porém, não vejo diferenças que sejam significativas.

6 - Como surgiu a ideia, e em que se inspirou, para a construção de Pigarreios?

O “Pigarreios”, na realidade, nasceu como um conto que eu escrevi de forma inesperadamente rápida. Apesar de estar satisfeito com ele do ponto de vista formal, senti que a estória poderia ter uma outra leitura se eu desenvolvesse mais os personagens intercalando outras possíveis estórias. Apesar das ideias centrais do conto inicial estarem preservadas no romance, acredito que consegui desenvolver melhor o enredo nessa, digamos assim, versão estendida.

7 - Quais as maiores dificuldades que encontrou ao escrever este romance?

É o meu primeiro romance e a dificuldade maior foi manter o fôlego de uma escrita mais longa vista a minha experiência com narrativas curtas. Fiquei, ao final, muito satisfeito com o resultado.

8 - Que mensagens procura transmitir com este trabalho?

Não sei se poderia chamar de mensagens, nunca penso nesses termos quando escrevo, mas algo que permeia a estória de “Pigarreios” é o fato de poder haver múltiplas versões para um mesmo evento a depender de como se olha e de seus interesses nele.

9 - As estórias que ficaram em suspenso ao longo de Pigarreios são prenúncio de continuidade?

Não, não penso em continuidade. O que ficou em suspenso é tarefa do leitor ajustar, completar e talvez até decidir por qual versão implícita do texto ele se identifica mais. Qualquer coisa que eu escrevesse a mais sobre a estória narrada lá mataria um pouco o que tive em mente ao escrever.

10 - Que mais podem os leitores esperar do autor Flávio Ulhoa Coelho?

Bom, sigo no meu blog semanal (asquintasfeiras.blogpost.com) até quando o meu fôlego aguentar. Demorei um pouco para começá-lo pois queria que ele tivesse essa continuidade rotineira, toda quinta-feira um novo texto. E lá se vão mais de três anos e meio e sigo firme. Além disso, tenho trabalhado em contos que não pretendo publicar lá por conta da proposta do blog (crônicas, tentativas de poemas e contos curtos, alguns até republicações de contos de livros esgotados no mercado) e também em novos romances. No momento estou trabalhando em um romance que espero terminar em breve. Ah! e também estou trabalhando em textos para o público infanto-juvenil, pois gostei muito de minha experiência recente para essas faixas etárias, principalmente com o livro “Guarda-Trecos”.

Podem acompanhar o autor neste link

Podem adquirir o livro PIGARREIOS neste link

O autor estará a autografar o seu livro PIGARREIOS, no próximo dia 29 de Novembro, na Fnac do Gaia Shopping. Apareçam!


ASSESSORIA LITERÁRIA IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso