domingo, 18 de novembro de 2018

ADRIANA FALA DE... À PROCURA DE MIM

Por vezes o melhor que podemos fazer por um livro, e um autor, é dar a conhecer a nossa primeira impressão. Assim sendo, aqui fica o texto, de Adriana Mayrinck, lido na Biblioteca Municipal de Setúbal, no lançamento do livro, À PROCURA DE MIM, de Isabel Bastos Nunes


Procuro-me na minha sombra, mas não me encontro.
Procuro-me em tudo o que fiz e perco-me no abstracto,
De uma vida em que tudo tentei, nada colhi.
Por isso, ainda ando à procura de mim.

Palavras que deslizam como corredeiras no processo criativo e que surgem da sensibilidade cotidiana de factos vivenciados, olhar crítico e da busca incansável pelas lembranças que acalentam noites solitárias ou dias intensos de atividades, assim é À PROCURA DE MIM de Isabel Bastos Nunes. Um relicário de percepções, indagações e registros de uma autora realista que pincela com lirismo, e com a sutileza de escrita bem cuidada, seja em um poema ou em prosa poética, sentimentos represados, extravasados ou simplesmente, observados que invadem a noite e a esperam em um canto de seus pensamentos a hora do encontro com a folha em branco. Um encontro prazeroso, mas exigente e nem sempre muito fácil de se chegar a satisfação total, sem desistências ou intimidações, onde a última palavra e o ponto final são permitidos após a convicta certeza de que se chegou aonde queria.

E Isabel chegou. Aonde tem que estar, na hora exata, na maturidade de sua produção literária. Trouxe pelo caminho, lembranças recolhidas em cada passo dado, em cada sorriso, em cada lágrima, em cada momento vivido, percorridos pelas estradas e atalhos que a vida lhe fez passar. Uniu tudo em palavras, em tempos, em fases de uma existência incansável pela procura de si mesma. Uma procura inquieta, solitária e infinita. A Autora em sua contracapa descreve que nada colheu, talvez sim, talvez pela generosidade de sempre ter espalhado sementes, doado solidariedade, entregue gentilezas. Pois, assim é a alma daqueles que sonham e não se conformam com os limites impostos pela vida, pela sociedade, pelo corpo, ou pelo tempo. Assim é a construção de uma autora, que aprende, lapida e aperfeiçoa, em cada nova criação, e que almeja alcançar na sua escrita o conforto de quem agradou e ultrapassou a si mesma, para, depois, acarinhar e aconchegar àqueles que lhe acompanham. E isso, Isabel sabe fazer com maestria.

À PROCURA DE MIM, tem 85 poemas que subdividem-se em dez tempos ou fases. Como nas fases do cotidiano, nas lembranças, no amor, nas inquietações, nas emoções, nos questionamentos, nas expectativas, nos silêncios e no encontro consigo mesma, esse talvez adiado, pela sede de experimentar o desconhecido e desafiar os seus limites e sentidos:

Procuro o Teu Olhar – 13 poemas
Lágrimas da Alma – 7 poemas
Assim Sou Eu – 6 poemas
A Voz da Ilusão – 3 poemas
E Assim Somos Poetas da Vida – 7 poemas
Entre as Palavras e o Silêncio – 14 poemas
Prelúdio de um entardecer – 9 poemas
Solidão – 4 poemas
Acasos e Dúvidas da Vida – 17 poemas
Deixa-me ouvir o silêncio – 5 poemas

São poemas elaborados com o cuidado e o carinho da autora,  que diariamente no facebook, presenteia-nos com seus escritos e que agora, tornou-se palpável, em uma obra que merece toda a nossa apreciação.

Em  À PROCURA DE MIM, todo o sentimento está registrado.

Nas fases de cada poema, no desejo de reunir momentos significativos, nas mensagens de todos que colaboraram, na capa em aquarela criada pela talentosa Pólvora da Cruz, e por nós da In-finita , no empenho da Julia (designer que fez a capa) em aproveitar ao máximo a proposta da arte, por mim e pelo Emanuel que nos envolvemos com um único objetivo: satisfazer a autora. Um desafio pela exigência profissional, tanto da Isabel, quanto nosso, e uma imensa satisfação de chegar até aqui.
Um livro construído com afeto. 
Da Isabel, de nós, para vocês.

A poesia é Silêncio

Ser poeta é mais que escrever
È ser tudo e nada
É sonhar,
Estando acordado,
É amar,
Não amando
É ser solitário,
Estando acompanhado,
É viajar,
Sem sair do lugar
É morrer
É ficar em silêncio
Mas renascer, sempre que alguém lê

Isabel Bastos Nunes

A nossa gratidão!

ASSESSORIA LITERÁRIA IN-FINITA

1 comentário:

  1. A minha Gratidão a estas três pessoas, Adriana, Júlia e Emanuel, que deram vida aos meus poemas e juntamente com a minha amiga Lurdes Pólvora, Artista Plástica de renome, me presentearam com a realização do meu sonho. Obrigada pelo empenho, pelos conselhos, pelo cuidado e por me terem aturado nas minhas indecisões nos meus medos, nas minhas dúvidas,Bem hajam. Isabel Bastos Nunes

    ResponderEliminar

Toca a falar disso