quarta-feira, 26 de setembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... IVALDO BATISTA CORDELISTA


Agradecemos ao autor IVALDO BATISTA CORDELISTA a disponibilidade me responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Eu me defino como um autor cujo coração é um mapa da região Nordeste. Sou uma pessoa apaixonada pela cultura nordestina e transpiro isso.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Eu tenho procurado ser a voz, ou a escrita que narra a essência do Nordeste.

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Eu procuro escrever por que ainda acredito que é a melhor maneira de externar como vejo o mundo, e por meio da poesia por que acredito que esta sirva como uma indumentária perfeita capaz de expressar tudo de bom que o Nordeste é.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

A maior barreira que eu acredito existir é que além você apreender e escrever, você tem que atuar como divulgador, distribuidor e vendedor. Eu elaboro planos pra vender o produto: Minha escrita e assim o tempo de produção fica comprometido.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

No atual cenário, as redes sociais tem representado a mão amiga. É o cavalo selado que apareceu pra ajudar a disseminar rapidamente nosso trabalho. Essa ferramenta tem ajudado a levar nossos poemas, nossos escritos pra cidades estados países continentes... tudo como um passo de mágica.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Como ponto positivo eu destaco a liberdade para a produção, ponto negativo eu destaco a falta de apoio para publicações a falta de incentivos na edição.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Hoje é essencial ao autor que tenhamos mais plataformas digitais pra expor nossa produção literária; precisamos de incentivos tais como criação de concursos pra fomentar a participação de escritores e novos trabalhos.

8 - O que tem feito, enquanto autor, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Eu tenho de forma incansável, descrever tudo sobre a região, o Nordeste todo por meio da literatura de cordel. Tento transcrever a alma do sertanejo, seus hábitos, sua vida suas crenças, seu modo de viver.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Do Nordeste o autor que cito é José Lins do Rego, e dois livros dele: O pagador de promessa onde mostra o mundo religioso nordestino. Outro livro História da Velha Totonha que mostra criatividade dessa gente.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

A pergunta seria: Você não se cansa de andar pelo Nordeste por que. Eu responderia que essas viagens são um verdadeiro banquete, alimento pra alma do escritor, eu mergulho no universo dessa gente e saio enriquecido, surge na minha cabeça um “balaio” de ideias e textos.

Acompanhe este e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso