segunda-feira, 30 de julho de 2018

FALA AÍ BRASIL... LUCIANA BESSA SILVA


LITERATURA PARA QUÊ?

           Conceituar ou definir um vocábulo não é uma tarefa fácil, sobretudo se o vocábulo é Literatura, palavra de caráter polissêmico e polifônico. Em sua obra, O que é Literatura? Sartre afirma que a função e a natureza da Literatura encontram-se organizadas a partir de três questionamentos:

           Primeiro “o que é escrever?”. Segundo o autor, escrever é uma maneira do homem se desnudar, se revelar para si e para o mundo. Ao escrever, o escritor expõe seus pensamentos, suas ideias, seus conceitos sobre si e sobre o universo.  “Por que escrever?”. Para Sartre, o escritor escreve para revelar acontecimentos. Há uma transferência da realidade para a obra escrita. Os fatos, quando transpostos para o livro, assumem um significado grandioso, é uma espécie de (re)significação dos acontecimentos vividos. Por último, “Para quem escrever?”. Conforme o filósofo, o escritor faz um pacto com o leitor, para que ele colabore para (re)pensar o mundo e a realidade na qual está inserido.

Lajolo (1995) declara que as perguntas sobre Literatura ultrapassam os séculos, porém as respostas são sempre provisórias porque a cada época surgem novos conceitos. E acrescenta: “as definições propostas para a Literatura importam menos que caminho percorrido para chegar até ela”. (LAJOLO, 1995, p. 72). Na impossibilidade de conceituar um termo tão rico e expressivo, reflitamos sobre sua existência e para quê estudá-la. Afinal, a “(...) a literatura existe. Ela é lida, vendida, estudada. Ela ocupa prateleiras de bibliotecas, colunas estatísticas, horários de aula (...)” (LAJOLO, APUD ESCARPIT, 1995, p. 6).

Como todo tipo de Arte, a Literatura está vinculada à sociedade em que se origina. É raro encontrar um escritor “indiferente” à realidade, pois de alguma maneira, ele participa dos acontecimentos vividos pela sociedade. Isso não significa, necessariamente, que o escritor transforme sua obra num mero panfleto de denuncia social.

Ortiga  et al (2010 ) afirmam que a Literatura é importante, pois auxilia as ciências, sobretudo, as sociais, pois se trata de uma forma de expressão que evidencia os fatores mais importantes de uma sociedade como seus problemas, seus costumes, sua política, sua economia etc.

É preciso registrar que há uma inversão de valores em nossa sociedade: quanto mais obras são publicadas mais cresce o ódio à literatura, “considerada como uma intimidação e um fator de “fratura social” (COMPAGNON, 2009, p. 23). Não bastasse, ele declara que “a iniciação à língua literária e à cultura humanista... parece vulnerável na escola e na sociedade de amanhã” (COMPAGNON, 2009, p. 23). Cada vez mais se trabalha menos a Literatura no contexto escolar.

A literatura é o produto do árduo trabalho do escritor, que através de pesquisas, leituras e técnicas produz o texto literário. Trata-se de um meio privilegiado de comunicação. Vale salientar que ela não é essencialmente útil, no sentido de resolver os problemas políticos, sociais e econômicos existentes em nossa sociedade. Mas contribui, essencialmente, para a formação dos homens, levando-os a refletir sobre si e sobre o outro. Inquieta-nos, proporciona prazer, emoção e entretenimento.

Literatura para quê? Trata-se de uma poderosa ferramenta que permite ao homem conhecer melhor a si, ao outro e o mundo no qual está inserido; é um instrumento de desenvolvimento intelectual, quando permite ao leitor compreender certas questões éticas e morais.

Luciana Bessa Silva

BIOGRAFIA:

* Nascida em Fortaleza em 27/04/1976, mas atualmente reside na cidade do Crato-CE. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará e pesquisadora da poética de Carlos Drummond de Andrade. Integrante do Coletivo Camaradas, da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno e da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. Faz parte do 5º volume do livro Mulheres do Brasil (2000) e Antologia II Conexões Atlânticas (2018).


Referências:

COMPAGNON, A. O Demônio da Teoria: literatura e senso comum [Trad. Cleonice Paes   Barreto Mourão]. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.

LAJOLO, Marisa. O que é Literatura.  São Paulo: Nova Cultural: Brasiliense, 1986 (Coleção Primeiros Passos)

SARTRE, Jean-Paul. O que é Literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. 3 ed. São Paulo: Ed. Ática, 1999.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso