sexta-feira, 13 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... LUCIANA BESSA SILVA


Agradecemos à autora LUCIANA BESSA SILVA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Tanto como pessoa e como autora sou uma aprendiz. A vida e as pessoas nos ensinam constantemente. O que é bom, compartilho. O que é ruim, ressignifico. O importante é estar aberto às novas possibilidades.

2 - O que a inspira?

Viver me inspira a criar.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

A escrita é uma forma de se apresentar ao outro. Não existem tabus nessa apresentação. A escrita existe para deleitar, inspirar, refletir, denunciar e criticar.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

As antologias e as coletâneas têm se constituído como a principal ferramenta de divulgação meus trabalhos.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais, assim como as antologias e coletâneas têm sido fundamentais para apresentação dos trabalhos que produzo. De modo geral, leva a escrita para lugares longínquos.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

A escrita é fonte inesgotável de comunicação. É um processo de aprimoramento e burilação constante das palavras. É um ato de solidão e de entrega. Às vezes, certas interpretações, podem gerar dissabores.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

As redes sociais e as antologias têm contribuído positivamente para dar visibilidade aos autores. Mas é necessário muito mais. Seria importante a divulgação em jornais, revistas, rádios, espaços culturais etc. A valorização do escritor/a, por seu país, é vital!

8 - Quais os projectos para o futuro?

Desejo que o futuro me permita concluir o meu doutorado, fazer um pós-doutorado em Portugal e publicar meu(s) livro(s).

9 - Sugira um autor e um livro!

Nossa! São tantos os autores e autoras incríveis que existem nesse mundo!!! Permitiam-me indicar não um livro específico, mas a obra poética de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Por que escreves?

Minha escrita
é a busca
de respostas
para tudo
aquilo que
me angustia.
É o registro
do vivido.
É o compartilhar
de reflexões.
É a necessidade
de entendimento.
Ô mundo complicado...

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso