sexta-feira, 27 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... LIA SENA


Agradecemos à autora LIA SENA a disponibilidade em responder ao nosso questionário
1 - Como se define enquanto autora e pessoa?
Definir-se é sempre um risco; acredito que o que melhor me define enquanto autora e pessoa é o senso de liberdade, empatia e desejo de um mundo mais igualitário e sensível!
Não tenho um modelo padrão de escrita; busco, dentro do meu estilo, escrever nos mais diversos formatos e sobre os mais variados temas, preferencialmente na linguagem poética que é o meu segmento; e a poesia, em especial, nos propicia essa liberdade de falar com todas as vozes.
2 - O que a inspira?
A minha motivação é a palavra; escrevo a partir da palavra. Não sinto necessidade de momentos especiais, emoções que me induzam a escrever, epifanias... Sou apaixonada pela palavra e a minha poesia não é autobiográfica, mas é lógico que tudo que escrevemos, acaba passando por nossos sentimentos, vivências, sensações, preocupações sociais, etc.
3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?
Não, nenhum tabu; escrever, pra mim, é exercício de liberdade! Só não escrevo sobre o que não gosto e não uso palavras que não aprecio, pois sou minha primeira leitora e crítica.
4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?
Fiz um caminho inverso ao que a maioria das/dos poetas costumam fazer; publiquei livros solo e só de algum tempo pra cá, participei de algumas antologias. Acho importante, estar ao lado de outras pessoas num empreendimento literário, atingir outros públicos e, no campo editorial restrito que temos, sem muitas oportunidades, em especial às mulheres, as antologias e coletâneas, têm um papel importante para poetas e contistas.
5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?
Muito importante! Devo muito às redes sociais; creio que sem elas, meu trabalho não teria um terço da repercussão que tem e eu não teria acesso a tantas escritoras e escritores maravilhosos que hoje leio diariamente. As redes sociais ajudam na divulgação e no encontro que acaba estimulando para que se produza cada vez mais e melhor.
6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
Escrever é estabelecer um elo com o mundo; é maravilhoso! Considero negativas, as competições exacerbadas, disputas de ego, discriminação e atitudes de falta de caráter de algumas pessoas, além das dificuldades editoriais que enfrentamos. A publicação de um livro deveria ser mais barata e acessível, numa editora de qualidade! Além disso, a divulgação do livro, ainda é muito restrita por parte das editoras.
7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?
Contatos; qualidade do trabalho; interação nas redes sociais e participação em eventos literários.
8 - Quais os projectos para o futuro?
Escrever um romance (que está no comecinho ainda), continuar escrevendo poesia, sem grandes expectativas, deixando fluir naturalmente.
9 - Sugira um autor e um livro!
Difícil escolher um! Não tenho ídolos na literatura; sugiro que leiam muito, vários autores, vários gêneros diferentes, mas só se for por prazer. Há uma imposição pra que se leia e o verbo ler, não comporta o imperativo “leia”, as pessoas devem ler o que lhes agrada e no momento que sentem vontade.
10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
O que a escrita te proporciona de mais importante?
Empoderamento e afetos.
Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso