terça-feira, 24 de julho de 2018

ADRIANA FALA DE... III TERTÚLIA IN-FINITA


Ainda sobre a manhã de sábado na III TERTÚLIA In-Finita/Palácio Baldaya com o lançamento da II antologia Conexões Atlânticas Brasil/Portugal, onde amanhecemos com a arte do encontro e das palavras.

E a palavra GRATIDÃO é a única que pode resumir e sintetizar tudo o que sentimos nesse dia. A In-Finita Lisboa (Adriana, Emanuel e Julia) não mede esforços para contribuir com o autor e fazer um trabalho justo e de qualidade, e essa mais nova produção veio de encontro a tudo o que acreditamos.

Com a sala cheia com a presença querida e selecionada daqueles que aceitaram o nosso convite para amanhecer com poesia, em uma apresentação não tão comum ao que estão habituados, falamos do projeto Conexões Atlânticas e esclarecemos sobre a forma de estar da In-Finita, como prestadora de serviços, e depois demos espaço aos autores mas a confraternização foi além disso. Havia poesia no olhar, no sorriso, nas trocas de palavras, no abraço, e é esse o seu significado maior e, com simplicidade, fizemos naquela manhã um momento único e especial, sentindo a energia, mesmo daqueles que estavam longe, e quanto a boa vontade pode unir distâncias.

Agradecemos da melhor forma que sabemos fazer, entregando livros e palavras com afeto. Esses livros distribuídos são patrocinados pelos co-autores participantes. E para eles, que compreenderam o projeto, mais uma vez, o nosso muito obrigado!

Brindamos não só à nossa satisfação em atender as expectativas de cada um, mas por saber que estamos no caminho certo, na promoção e divulgação do que realmente nos interessa: os autores e seus poemas.

Os brasileiros foram representados por um convidado especial, Manuel Jorge, enviado por nossa querida amiga, e participante do projeto, a autora brasileira Mirian Angotti, tendo lido um poema da mesma e que também nos acarinhou com a sua participação musical.

Pelos portugueses, fiz questão de representar, em agradecimento, lendo um poema de Ana Coelho, uma das maiores incentivadoras dessa antologia, convidando muitos autores, que citaram a sua indicação. E também homenagem particular, a todos, pois desde que cheguei em terras lusas, fui abraçada com muito carinho e fiz amigos muito especiais que sempre contribuem, apoiam, divulgam e participam dos nossos projetos. Esses amigos são o alicerce, a força e o incentivo para dar continuidade ao que pretendemos realizar.

O projeto CONEXÕES ATLÂNTICAS é mais uma ferramenta da divulgação. Começou tímido com a participação de 54 autores brasileiros na I Antologia, lançada em março e celebramos agora, em um único volume, mas dividido em três partes, a união de 35 autores brasileiros, e também 43 autoras brasileiras que fazem parte do Movimento Mulherio das Letras e 35 autores portugueses,
em 234 páginas nessa segunda produção.

São eles:

Brasil

AnaMaria Alves
Ana Paula Sobrinho
Antonio Belforte Lavacca
Anthony Juszczak Portes
Auzêh Freitas
Bárbara Abreu
Carmen Lúcia de Queiroz 
Carlos Alberto Cavalcanti
Carlos Rolo
Cícero Rodrigues
Cláudia Lundgren
Cosme Rogério Ferreira
Dhenova
Duval Brito
Edson Amaro de Souza
Frederico Spencer
Gabriel Oscar
Gesilda Medeiros
Ibson Souto
Iranildo Machado
Jaciel Bezerra
Jammy Said
José Galvão de Melo Neto
Josessandro Andrade
Lúcio Mustafá
Maninha Celestino
Marília Remes
Paulo de Carvalho
Petrucia Camelo
Rô Martins
Sidney França
Taciana Valença
Tchelo D’Barros
Thiago Guimarães
Vanize Claussen


Brasil - Mulherio das letras

Adriana Garcia
Aldirene Máximo
Ana Amélias Nunes
AnaCarol Cruz
Andrea Pelagagi
Angeli Rose 
Beatriz H. Ramos Amaral
Conceição Cruz
Cristiane Motta
Érica Azevedo Santos
Esther Alcântara
Gisele SN
Ilana Eleá
Ilza Carla Reis
Isabel Furini
Ivy Menon
Jullie Veiga
Lia Sena
Lindevania Martins
Luciana Bessa Silva
Luh Oliveira
Mardenia Maria
Maria de Fátima Soares
Mariana Virgínia Moretti
Mírian Angotti
Natália Lopes
Nayara Christina
Nic Cardeal
Patrícia Porto
R. A. Stuani
Regina Bustolin
Rita Queiroz
Rosa Maria Mano
Roseli Silva de Queiroz Lima
Sérgia A.
Tânia Maria Alves
Teca Mascarenhas
Thina Curtis
Valeska Brinkmann
Vilmara Bello
Wanda Monteiro


Portugal

Alberto Cuddel
Alvaro Giesta
Ana Coelho
Ânimo
Antero Jerónimo
Cecília Gomes
Clara Patachão
Cristina Pinheiro Moita
Florinda Dias
Fortunata Fialho
Frassino Machado
Gabriela Rangel
Georgina Caçador
Isabel Bastos Nunes
João Dordio
José António Pinto
Leandro Pereira de Freitas
Litas Ricardo
Manuel Machado
Manuel Rodrigues
Manuela Baptista
Maria Antonieta Oliveira
Maria Estrela do Mar
Maria José Fontoura
Mariete Lisboa Guerra
Mer Rose
Miguel Curado
PC SO
Rosamar
Rosário Pedroso
Rosete Cansado
Sara Timóteo
Suzana D’Eça
Vieirinha Vieira
Vítor Costeira

cujas biografias que podem ver neste link

As antologias são uma forma de mostrar o nosso trabalho, concretamente, mas o projeto vai além disso. Conexões Atlânticas Brasil/Portugal é continuado e pretendemos fazer pelo menos 3 antologias por ano, pois esses autores estarão sempre navegando por nossas páginas, sejam em biografias, entrevistas, poemas, partilhas de fotos dos eventos em que participamos. Seus poemas são lidos nos SARAUS In-Finita e onde podemos divulgar os levamos sempre conosco. A primeira antologia já chegou às mãos do presidente Marcelo e foi doada na FEIRA DE LISBOA de 2018. E as duas também estarão na Biblioteca Nacional, no Brasil e em Portugal, além da divulgação atravessar o oceano. Contamos com amigos e parceiros em Recife, Sertânia, Niterói, Porto Alegre e outros estados do Brasil que estão nos ajudando a fortalecer essa ponte de poesia e lusofonia.

O que nos importa verdadeiramente é criar essa conexão entre autores e autores, autores e leitores, entre Brasil e Portugal, e fazer da poesia o nosso ponto de partida e porto de chegada.

Até à próxima viagem…

Sintam-se abraçados,
Adriana Mayrinck

Acompanhe as nossas páginas e os nossos autores.




Faça parte desse projeto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso