domingo, 22 de abril de 2018

ADRIANA FALA DE... PROJECTO IN-FINITA



A IN-FINITA, no Brasil produzia eventos culturais em diversos segmentos e ao atravessar o Atlântico veio determinada em seguir um único caminho: divulgação da poesia, prosa, e todas as vertentes que inclui a língua portuguesa.

E dentro desse formato, eu e Emanuel Lomelino, decidimos que jamais iríamos trilhar os passos das editoras, mas por visão, conhecimento, percepção e necessidade, chegámos à conclusão de que uma lacuna no mercado deveria ser preenchida e assumimos essa árdua missão, em fazer um caminho diferenciado do comum, do que todos buscam, do que todos estão acostumados.

Não queremos levantar bandeiras, ou apontar dedos para o que é certo ou errado, existem apenas pontos de vistas, necessidades, exigências diferentes, e cabe ao autor escolher o que melhor lhe satisfaz. Pensando assim, a IN-FINITA, independente dos trabalhos que seus colaboradores realizam para outras editoras, decidiu começar a produzir  suas próprias antologias, dentro do que é possível realizar e, principalmente, do que acreditamos.

Temos todos os atributos necessários para um excelente resultado, pois despidos de vaidade e ambições, queremos apenas realizar. Orientar, contribuir, acrescentar, seja numa revisão consciente das normas e regras gramaticais e literárias, nos cuidados ao escolher os textos, na paginação atenta e bem feita, na qualidade gráfica e, acima de tudo, na transparência e honestidade com que os trabalhos são realizados.

Princípios que não abrimos mão pois é assim que estamos construindo um novo caminho que seguia em trilhos paralelos. Temos as nossas ferramentas de divulgação com os blogues e as redes sociais, com o TOCA A ESCREVER, o TOCA A FALAR DISSO e as páginas de facebook, instagram e twitter. Temos o espaço, na parceria com o Palácio Baldaya, para dar voz aos autores em saraus, painéis e tertúlias, entre outros. Temos o espaço para divulgar as obras, que são as nossas mini feiras e além disso, nossas doações a biblioteca Baldaya - uma forma de fomentar e divulgar ainda mais quem vem até nós.

Temos tudo. A competência, os profissionais,  a vontade, a garra, as ferramentas de divulgação, o conhecimento e as possibilidades de realização, sem utilizarmos artifícios tão comuns e pouco nobres para angariar esse ou aquele autor ou contato.
Estamos aqui, celebrando um passo que foi realizado dentro de tudo o que acreditamos e que sempre será nossa linha de conduta.

As antologias, cada uma com suas particularidades, pois cada coordenador tem total autonomia para fazer do seu trabalho o que lhe achar mais conveniente, mas sempre em uníssono consentimento e concordância com o que nos une e nos conduz para os passos seguintes.

Comemoramos um trabalho que nos satisfez plenamente e que além de ensinar, conduziu exatamente ao que pretendíamos mostrar. As Antologias TOCA A ESCREVER e CONEXÕES ATLÂNTICAS são a nossa expressão, dentro do que já fazemos há tantos anos... agregar, divulgar e mostrar que com menos se ganha muito mais, pelo menos em satisfação pessoal e profissional.

Gratos a todos que acreditam e caminham junto com a gente. Em breve, anunciaremos novos trabalhos, pois os projetos são continuados e atentos às necessidades dos autores, editoras e ao que queremos deixar em contributo para a nossa língua portuguesa e à cultura de nossos países, pois é com uma gota que se faz... o oceano.


DRIKKA INQUIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso