terça-feira, 26 de dezembro de 2017

FALA AÍ BRASIL... JOÃO AYRES (XV)


Tragédia número 8
Ele o tal amante que caminha na direção do terminal de ônibus vencido na palavra ou no substantivo cansaço. Ele que sentiu em pretérito perfeito acoplado ao gerúndio, pois que ainda está sentido a dor daquela faca em sua barriga, a tal  dor irritantemente constante.
Ele a pensar na canalhice daquela mulher que está prestes a se casar. Ele que pensa em ligar para esta tal mulher e dizer o que tem que ser dito. Ele que pensa em fazer o que não deve ser feito.
Ele que muda de ideia e resolve parar na tal lanchonete e beber o tal suco de maracujá com o intuito de acalmar os nervos.
Ele a refletir sobre a palavra itinerário.
Ele que sabe muito bem que a palavra itinerário rima com numerário e coisas do tipo.
Ele que sabe que está do verbo estar com os dias contados. Ele que sabe que este seu câncer é maligno e que começa a se espraiar pelo seu corpo. Ele tomado agora pela palavra metástase.
Ele e o tal suco frente a frente naquela mesa, naquela hora, naquele determinado lugar.
Ele agora a assumir o papel do canalha que não respeita ninguém. Ele com a sensação agradavelmente desagradável de quem comeu a mulher dos outros.
Ele que sabe muito bem que se olhar para trás terá que se ver com a palavra itinerário que rima com balneário e numerário.
Ele que conta nos dedos as mulheres casadas que comeu no verbo comer. Ele em quem come, come alguma coisa por algum motivo e em algum lugar certamente.
Ele que sente mal devido à acidez do suco de maracujá. Ele com a visão turva dentro da palavra diabético.
Ele que se levanta e cai na calçada em frente ao terminal de ônibus.
Ele agora sem lugar a recobrar o substantivo consciência num leito de hospital público.
Ele a se recuperar no substantivo hospital. Alguém que entra no tal quarto e pergunta se ele precisa de alguma coisa. Ele que não sabe que este alguém é o homem que espetou o facão em sua barriga. Ele agora aterrorizado no ventre do verbo estrangular.
Ele que imagina ou pressente que será estrangulado. O homem que está prestes a dizer ou a fazer alguma coisa. O homem que apenas diz que ele vai pagazr pelo que fez. O homem que diz que sua reza é forte. O homem que vai embora e que diz que mesmo que ele precisasse de alguma coisa ele não lhe daria. Ele que diz que o Messias errou ao oferecer a outra face.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso