sexta-feira, 8 de setembro de 2017

EU FALO DE... PEQUENOS DETALHES


Um dos aspectos que me deixa sempre com pé atrás, em relação a alguns autores, provém da frase gasta e ilógica: "Escrevo com a alma". Gasta, por tantas vezes usada, ilógica porque ninguém escreve com a alma, quanto muito com lápis ou caneta, ou no teclado do computador.

Mas façamos de conta que há mesmo quem escreva com a alma... nesse caso, lamento muito informar, essas almas são tremendamente incoerentes e a única coisa que fazem é levar o seu proprietário ao descrédito.

Como disse, fico de pé atrás quando oiço alguém dizer que escreve com algo incorpóreo e depois, quando leio o que essa alma escreveu, vejo coisas do género: "Naquele dia a lua estava luminosa" e a única explicação que encontro para tal fenómeno é a possibilidade dessa alma ter escrito no Inverno árctico dos países escandinavos ou no alaska. E mesmo assim  tinha de ser num dos raros momentos em que o céu fica limpo.

Outra muito frequente é: "A brisa soprava forte"... Eu sei que deixei a escola há muitos anos mas, recordo-me perfeitamente, a definição de brisa, por si mesma, estabelece que estamos perante um vento fresco, brando e leve. Ora, assim sendo, quando sopra forte deixa de ser brisa para ser apenas vento.

E como estes, encontram-se muitos outros exemplos.

Eu sei que pode parecer mesquinho fazer estas observações, no entanto, é nestes pequenos detalhes que reside a diferença entre um bom texto e mais um texto.


Também sei que, hoje em dia, a generalidade dos autores sente uma tremenda urgência em alimentar regularmente os seus leitores e assim receber a sua quota de likes e comentários. Mas, convenhamos, para receber os comentários que recebem, podem muito bem gastar mais uns cinco minutos a burilar o que escrevem. Ok, compreendo que esses cinco minutos e esse trabalho de aperfeiçoamento vos retira essa imagem de espontâneos e deita por terra o espírito "escrever com a alma", mas como isso não existe, deixem-se de tretas e cuidem melhor os vossos textos.

MANU DIXIT

1 comentário:

Toca a falar disso