sexta-feira, 12 de julho de 2024

Epístolas sem retorno 1 - Emanuel Lomelino

Fernando Pessoa
Imagem repubblica

Caríssimo Fernando,

Sabes que a única semelhança, que detecto entre nós, reside na esquizofrenia que nos define. Tudo o resto nem cabe na mesma frase.

Pois bem, estive a reflectir e cheguei a uma conclusão definitiva (perdoa a redundância). Embora padecendo da mesma condição, ao contrário de ti, nunca tive a capacidade para me desmultiplicar e, só por essa razão, continuo a manter-me uno.

Para além disso, até na teoria do nosso deslocamento temporal comum tu levaste vantagem, uma vez que profetizaste o destino e alcance do teu acervo criativo (parabéns por isso), enquanto eu tenho de contentar-me em viver todos os dias que me restam com a certeza de que o meu lugar era num tempo que aconteceu antes mesmo de ter nascido.

Cada um com o seu fado.

Com admiração,

Emanuel Lomelino

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso