quarta-feira, 15 de março de 2023

A bolha (excerto) - GABRIELA BECK

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Hoje é dia 9 de agosto. Há exatamente 4 anos atrás Mariana estava totalmente desnorteada e começando nova vida do zero. Ela e sua família chegaram a Portugal com 12 malas, 2 gatos e 1 cachorro. O português de Portugal não parecia familiar naquela época, era tudo muito novo, muito confuso.
Mariana veio do Rio de Janeiro, era uma adolescente que mal saia de casa, porque a ideia de estar vulnerável à violência a deixava em pânico e toda vez que se desafiava a sair. Certa vez Mariana a um centro comercial ao lado da sua casa, na volta o porteiro disse: "há uns 15 minutos teve um assalto a mão armada aqui na portaria, que bom que você não voltou antes". Coisas como aquela eram assustadoramente comuns. Ela não se sentia segura em lugar nenhum. Ela cercava-se de livros e filmes, isolada em seu mundo.
Mariana achou delirante o fato de poder andar tranquila em Portugal, andar de transporte público sem grandes tensões, experimentou toda aquela segurança e paz mental, antes ela estava sempre em alerta, ela podia abrir as janelas do carro a noite, enquanto o sinal fechava, sinal de trânsito no Rio era crítico. Além de ver famílias em uma situação extrema de necessidade, tentando sobreviver, muitas vezes eram crianças, indo de janela em janela, muitas situações de assalto.

EM - MULHERES EM DIÁSPORA - PLATAFORMA GENI - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso