Tempos irreconhecíveis estes nossos, que em um piscar de olhos, deixamos a nossa zona de conforto, as expectativas e perspectivas de um amanhã sem grandes sobressaltos e nos vimos aprisionados em casa, distantes de tudo e de todos, com dificuldades em respirar, assistindo a vida como um filme sem percebermos o limite entre a ficção que se revestia de realidade. Perdas, dor, desesperança, tempos sombrios onde o dia se fazia noite, continuadamente.
Mas haviam aqueles que resistiam, que iluminavam, que davam às mãos e transformavam o impalpável em força para resistir e seguir.
E as sombras eram formadas pelos passos, atitudes e sentimentos de cada um. As incertezas eram iluminadas pela solidariedade, integrados ou alheios ao que se passava ultrapassamos estes dois anos de pandemia. Mas a escuridão não passou, ainda insistia em ofuscar o brilho da paz. E foi ao meio de todos estes questionamentos coletivos e individuais que convidamos autores de diversos gêneros literários para fazerem parte da coletânea SOMBRAS e dialogarmos sobre esses tempos de escuridão, tempos de luz e a sombra que se fez no mundo e em cada um de nós.
Este livro surgiu com a ideia da contadora de histórias e professora Zezé Matos em uma conversa corriqueira, na qual de imediato alinhei, achei que seria simples reunir autores e criar lives e momentos de discussão sobre esta temática, entre as duas margens do Oceano Atlântico, com as particularidades de cada continente mas com tantas coisas em comum. Não foi fácil e o projeto se arrastou por mais tempo do que pretendíamos. Resistências pelo tema proposto, momentos de vidas que impediram autores a estarem aqui connosco, problemas dos mais variados foram impedindo ou adiando a construção desta obra e todas as iniciativas propostas. Mas como acredito que tudo o que é mais difícil, tem um significado ainda mais especial, estamos aqui, trazendo as nossas apreciações, sentimentos e esperanças. Com prosas, versos ou contos espero que cada palavra possa ser um ponto de luz no meio da escuridão. Um grande bem-haja!
ADRIANA MAYRINCK
A partir de Novembro divulgação dos textos nos blogues TOCA A ESCREVER e TOCA A FALAR DISSO
SOMBRAS - TEMPOS DE ESCURIDÃO. TEMPOS DE LUZ - COLETÂNEA - IN-FINITA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toca a falar disso