sexta-feira, 15 de julho de 2022

Sejamos todas Tituba! (excerto) - HELOÍSA FERNANDES DE MENDONÇA

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Saibam mais do projecto Mulherio das Letras Portugal neste link
Conheçam a IN-FINITA neste link

À Tituba e todas as mulheres levadas à morte pelo fogo ou privadas de sua sanidade, meu mais sincero pedido de perdão!
Conta a história que Tituba foi uma escrava de Barbados que vendida foi viver nos Estados Unidos da América, na aldeia de Salem, onde foi presa por bruxaria, todos sabem da história da histeria coletiva que deu causa a uma das maiores (entre inúmeras) injustiças da história do Santo Ofício contra a vida das Mulheres.
E dentro dessa história nunca se deu voz às ditas bruxas, pelo menos até agora quando seu eco foi ouvido por Maryse Condé, escritora guadalupense, que nos apresenta a história da própria tituba, a negra de Salem, seus pensamentos, sentimentos, tristezas e arrependimentos. É uma ficção, mas poderia não ser!
A ficção que Maryse nos conta, de forma tocante, passeia pela realidade do século 17, pela caça às bruxas, e traz reflexões sobre a figura do feminino de forma atemporal. Quem nunca ouviu ou será que se deixou esquecer que toda mulher é força da natureza?
Tituba prova ser conexão com a Divina Mãe Sagrada Terra, mesmo sofrendo a violência dos grilhões da escravidão, ela desaguava sonhos e esperanças perdidas.

EM - MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - COLECTÂNEA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso