domingo, 8 de agosto de 2021

Rostos apagados - SHIRLEI PINHEIRO

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Saibam mais do projecto Mulherio das Letras Portugal neste link
Conheçam a IN-FINITA neste link

Há um tempo trabalhei como voluntária em um grupo que uma vez por semana levava quentinhas a moradores de rua em alguns bairros da minha cidade, durante os outros dias juntava os alimentos doados para fazer o cardápio que era bem variado com sobremesa, frutas e sucos.
Fiquei impressionada com as histórias deles, que obviamente tinham uma vida bem diferente da realidade em que vivem atualmente, como todos nós. Pessoas estudadas, com bons empregos, famílias. Conheci um que era poeta e tive a oportunidade de ler uma de suas poesias, um requinte e habilidade de usar as palavras como poucos, uma leveza na escrita que nos faz viajar, naquele momento fiquei pensando o que poderia tê-lo levado a abrir mão de tudo e se encontrar naquela situação, talvez teria se tornado um poeta famoso, ter escrito livros... é difícil saber, cada um tem um motivo e não cabe a mim, julgar.
Confesso que antes de fazer parte desse grupo eu como a maioria não enxergava essas pessoas, muitos se acostumam a vê-los como parte da paisagem urbana, rostos apagados. Por trás desses rostos tem vidas, sonhos, medos, inseguranças, esperanças, erros, acertos, alegrias, frustrações, são seres humanos que não podem simplesmente se tornar parte do banco da praça ou do viaduto.
Encontrei com um rapaz que recebia nossas quentinhas e ele se lembrou de mim, disse que saiu da rua e conseguiu um emprego, ele nem é da minha cidade, veio do Sul tentar a vida por aqui e fiquei muito feliz com a sua recuperação, mostrou que o nosso trabalho não foi em vão.
Hoje ainda faço parte desse grupo com doações, mas não tenho ido para as entregas por falta de tempo, mas quando ando pelo centro da cidade não sou mais indiferente a essas pessoas, lamento muito quando
percebo que aumentou esse número, mas tenho esperança que outros se sensibilizem com essa situação e passem a não só enxergar essas pessoas, mas ajudar de alguma forma a quem precisa.

EM - MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL (PROSA E CONTOS) - COLECTÂNEA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso