quarta-feira, 4 de agosto de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... CELÊNE IVO JUNQUEIRA BACELAR

Agradecemos à autora CELÊNE IVO JUNQUEIRA BACELAR pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Entrego com amor toda a minha capacidade de criação e o faço com prazer.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever, para mim, não é necessariamente um passatempo. A poesia está na alma, gosto de expressar, através dos versos, o que sinto e penso. Nos momentos de inspiração, registro imediatamente os pensamentos, satisfazendo meu ego. Sendo assim, uma necessidade.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Os dois aspectos são importantes, mas o cuidado linguístico sobrepõe à espontaneidade. A escrita pode ter originalidade, mas sem boa linguística perde um pouco a beleza.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e por quê?

Poesia. Sinto-me realizada quando crio versos. A poesia faz parte de mim, está na alma.

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

Passo mensagens que levam à reflexão. Mensagens positivas de vida, de amor e de esperança.

6 - Quais as suas referências literárias?

Ah, são tantas que eu poderia citar!! Cito apenas alguns autores que aprecio bastante: Machado de Assis, Carlos Drummond, Cecília Meireles, Cora Coralina. Gosto muito de María Dueñas e, como creio no sobrenatural, sou fã de Pedro Siqueira.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

Acho ser essencial o marketing editorial na divulgação de obras e o pessoal, na de autores. Fotos com boa apresentação e conteúdos para atrair leitores.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

A publicação do meu livro de poemas foi um sonho que realizei. Pretendo publicar o segundo assim que passar esse período atual que estamos vivendo.  Estando ao meu alcance, quero participar de eventos literários a fim de divulgar meu trabalho.

9 - Por que participa em trabalhos colectivos?

Porque acho formidável divulgar nosso trabalho através desse meio e, ao mesmo tempo, conhecer o trabalho de outras pessoas.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Se você pudesse voltar no tempo, o que faria diferente? Não mudaria nenhum acontecimento, apenas aprimoraria alguma coisa em alguns. Grata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso