segunda-feira, 26 de julho de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... SIGRIDI BORGES

Agradecemos à autora SIGRIDI BORGES pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Tudo o que está preso na minha garganta. Não sou uma pessoa extrovertida. Consigo me expressar através da escrita. Mas nem sempre foi assim. Com o passar do tempo, fui mudando, aprendendo e criando...  Amadureci.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

Necessidade. Preciso escrever, isso me faz bem.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

A espontaneidade vem primeiro. O cuidado com a escrita, correções e adequações são importantes, mas precisam ser trabalhados depois que a ideia já está colocada no papel.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Lírico, com certeza. Gosto de sonetos clássicos, de trovas e de haicais. Acredito que, por eu ser matemática, acabo misturando as letras com a métrica dos versos. Gosto de contar as sílabas para formar as frases. Às vezes pode parecer um pouco engessado, mas discordo. Escrevo com prazer e tento obedecer à estrutura. Ainda acho o haicai mais difícil de ser criado: poucas palavras para dizer tudo o que se deseja. Um desafio.

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

Depende muito da inspiração. Ela surge sem eu perceber. Acredito que o estado emocional colabora. Basicamente são mensagens de fé, de esperança, de carinho, de persistência, observando o cotidiano daqueles que me cercam.

6 - Quais as suas referências literárias?

Cora Coralina, Mário Quintana e Paulo Bomfim.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

A interação com outros autores, participação de concursos literários, a mídia. Principalmente leitores. Precisamos de leitores.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

Tenho dois livros infantis que surgiram durante conversas em família. Ainda tenho mais alguns deles para publicar. Tudo a seu tempo. O que ainda quero alcançar? Talvez trabalhar numa editora, numa biblioteca.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Acredito que o escritor consegue uma maior divulgação de seus trabalhos quando participa de projetos com talentos diversos. Ele passa a ser mais conhecido no meio literário, aprende com os colegas, divulga seu talento, mostra o que gosta de fazer. E fazer com dedicação.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Você gostaria de ainda ser criança? Responderia sim.

1 comentário:

Toca a falar disso