quinta-feira, 20 de junho de 2019

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES A... RITA DELAMARI


Agradecemos à autora RITA DELAMARI pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Hoje posso afirmar que se tornou uma necessidade. Não consigo ficar muito tempo sem escrever, sinto falta. Escrevo de tudo e por tudo e, um passatempo que amo fazer.   
2 - Em que género literário se sente mais confortável?

Poesia. Na infância, eu já gostava de ler poemas. Comecei escrever, diariamente, na adolescência, pensamentos e acrósticos. Durante a carreira militar eram textos técnicos, neste período, a paixão pela poesia tomou-me, tornou-se um hábito, não parei mais.

3 - O que escreve é inspiração ou trabalho?

Escrevo o que sinto, o que me inspira e para inspirar alguém; um filme, uma música, natureza, pessoas, a vida.  

4- O que pretende transmitir com a sua escrita?

Conseguir tocar o coração do leitor, já é um ganho. O amor como o centro de tudo, sentimento, coração, a alma, superação. É gratificante, quando um leitor diz que gostou de um poema meu, ou que o livro serviu-lhe de estímulo.

5 - Qual o seu público alvo?

Todas as faixas etárias. Gosto de descrever o universo feminino, e fico feliz quando um jovem e/ou, adolescente lê o que eu escrevo.

6 - Em que corrente literária acha que a sua escrita pode ser incluída?

Transito em linhas literárias com temas diversificados, versos livres, com ou sem rimas, longos ou curtos, não me prendo à métrica, sem especificar uma corrente literária.

7 - Quais as suas referências literárias?

Cecília Meireles, Hilda Hilst Cora Coralina, Florbela Espanca, Clarice Lispector, Virgínia Wolf, Fernando Pessoa, Carlos D. Andrade, Mário Quintana e Pablo Neruda, entre outros.

8 - O que costuma fazer para divulgar o que escreve?

Apresento meus poemas em saraus, eventos e feiras literárias, através da minha página no facebook. Além dos livros, antologias, uma grande vitrine para nossos escritos. E este projeto é muito eficaz em divulgação, o que agradeço a oportunidade.

9 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Continuar escrevendo, inovando e abraçando as oportunidades, somos aprendizes. E romances, um projeto que pretendo dar continuidade.

10 - Que pergunta gostaria que lhe fizessem e como responderia?

Como você vê o movimento das mulheres na literatura?
Tal qual, um grito de seus temores, indignação, alegrias, seus amores, pertencimento... resistência. Atualmente, as mulheres têm escrito mais, e isto é muito positivo. E alguns coletivos se formaram, a exemplo do “Mulherio das Letras” e “Marianas”. Como diz Malala Yosafzai: ...“sozinha minha voz é apenas uma voz”'...

1 comentário:

  1. Muito grata pela partilha. Continuação de muito sucesso ao longo desse caminho!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso