segunda-feira, 18 de março de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... EMANUELA ALMEIDA


Agradecemos à autora EMANUELA ALMEIDA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

Aos poucos, o universo feminino procura positivamente ocupar o seu espaço, assumindo o seu papel na literatura. No entanto, há ainda pouca visibilidade, principalmente ao que se refere ao ápice de prestígio no cenário literário. Faz-se necessário ocupar esse espaço com maior destaque.

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

A força e o empoderamento feminino possibilita a escrita e trazem reflexões a cerca da participação social da mulher e a luta pela garantia dos seus direitos. Esses elementos são os principais influentes pela busca constante de igualdade e de relevância para a escrita.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

É difícil identificar-me em uma ou outra corrente, escrevo em prosa e verso. A minha escrita poética ora aproxima-se de uma vertente mais subjetiva, ora formalista, mas acredito que predomina o romantismo.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

São incontestáveis as diversas contribuições que esses movimentos possibilitam principalmente ao que diz respeito aos avanços obtidos pela sociedade feminina. O coletivo é extramente necessário para a reivindicação dos nossos direitos, luta diária por melhores condições de vida e igualdade de gênero.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Os ambientes, espaços e grupos em rede nos proporcionam essa divulgação, além de lançamentos de livros, feiras literárias, saraus, encontros, projetos e movimentos literários.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Não consigo identificar pontos negativos. Escrever é uma das formas de transpor pensamentos, de libertar-se, de transbordar-se.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Tocar o leitor, fazer com que os sentimentos sejam libertados a partir da leitura, alcançar o maior número de pessoas e de emoções, em um processo de transformação, para que a leitura tenha sentido e ressignificado.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

A curto prazo: intensificar a minha participação em coletâneas e movimentos literários.
A longo prazo: editar e publicar um livro de poesias voltado para o universo feminino.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Gostaria de citar Adélia Prado e seu livro Bagagem. Sua obra retrata o cotidiano com perplexidade e encanto a qual me identifica muito. Adélia representa a valorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

De onde vem a inspiração?
Vem de dentro, dos sentimentos guardados, da infância, do silêncio, da música, do vento...


BIOGRAFIA
Emanuela Almeida - Emanuela de Almeida Silva Barreto, natural de Serra Preta/BA, é poetisa, professora e amante da literatura. Licenciada em Pedagogia e Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de Especialista em Letramento e Alfabetização, dedica parte do seu tempo à proposta interdisciplinar com vistas à formação de leitores no ciclo de Alfabetização. Vivencia seus textos em saraus e movimentos literários. Integra várias Coletâneas e Antologias. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso