quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

IN-FINITA APRESENTA... TEMPO E SAUDADE

Por vezes o melhor que podemos fazer por um livro, e seu autor, é dar a conhecer a primeira impressão. Assim sendo, aqui fica o prefácio que Tita Leal escreveu para o livro, TEMPO E SAUDADE, de Horácio Almeida. 

Ao longo da minha vida fui encontrando e conhecendo pessoas com as mais diversas formas de existência. Mas foi no mundo da poesia que encontrei gente genuína como é o caso do Horácio Jerónimo Dias de Almeida, poeta com muitas estórias verídicas, as quais através de sua poesia as vai imortalizar.
Desde o primeiro momento apercebi-me que estava perante um literário, homem de carácter (antes quebrar que torcer) de uma só fé, amigo do seu amigo. Versátil, honesto, bondoso, que enaltece a verdade e a amizade.
Prefaciar a obra de um mestre das palavras, dos hinos ao amor e de uma identidade multifacetada é uma honra.
Poeta, pintor, actor, fotógrafo é um desafio em que me estou honrosamente a estrear e vou tentar fazer descobrir o melhor do autor.
Escrever sobre o mesmo, a mestria da sua arte não é tarefa fácil nesta minha difícil mas nobre missão onde estou a tentar elaborar o prefácio e a partilhar com os leitores vivências do seu universo poético. Foram-me cedidos diversos poemas e textos onde transparecia na profundidade dos mesmos a sensibilidade e a pureza dos sentimentos e emoções escondidas do autor.
Na leitura dos seus poemas nota-se que foi uma criança dinâmica, estimada, activa e bem concedida. Realizador, encenador e actor de peças infantis no teatro de rua para crianças no lugar onde nasceu. Prosseguiu os seus desafios teatrais no ensino secundário onde participou activamente na cidade da Guarda. No decorrer da sua vida teve muitas vitórias, mas também batalhas tal como aquela onde foi encorporado ao serviço militar na ex colónia Guiné Portuguesa. Lá dedicava o seu tempo livre a escrever textos para os serviços difusão rádio militar.
Após a desmobilização entrou na banca onde exerceu a sua carreira profissional na grande Lisboa até à sua reforma.
Com mais tempo e sempre com o bichinho pela escrita, foi a ela que se dedicou e apaixonou-se. Entre outras actividades tem paixão pela pintura sobre tela, azuleijo e trabalha o estanho como ninguém!
Um ser humano nascido com arte na ponta dos dedos!
Por todo o seu belo percurso de vida, quero felicitar o poeta amigo, mas sobretudo o autor desta agradável e surpreendente obra com a qual nos vai presentear e dar o prazer de percorrermos as suas memórias no tempo e na saudade.
É Autor de uma poesia muito diversificada, verseja intensamente os seus estados d’alma sobre a natureza, amor, mar, aves, criança entre outros. O seu sentimento baseia-se nas suas recordações através dos tempos, personalizado em vários temas.
Tita Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso