quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... MARLUCE PERSIL


Agradecemos à autora MARLUCE PERSIL a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?
  
O papel da mulher na literatura é de imensurável importância para a visibilidade do intelecto feminino que ficava “aprisionado”, regido sob a sombra de uma figura masculina, para traduzi-las em linhas, desmistificando um estereótipo no qual ela, ainda hoje, possui determinados lugares estipulados socialmente. Atualmente, mulheres que se debruçam na área literária tornam-se cada vez mais referencias. É disso que precisamos! Que mais mulheres se identifiquem com outras mulheres.

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?
 
Permitindo-me criar uma linha de escrita bem pessoal, quando estou escrevendo, consigo ao mesmo tempo em que fixada na linha da realidade, transpor esse ponto e ir ao imaginário onde tudo acontece, exponho assim não só meu grito, mas de todas as mulheres. Por muitos anos permanecemos caladas, hoje temos muito a dizer.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?
   
Acredito que contemporânea! Faço diversos recortes utilizando as correntes que mais me encaixo, como: romantismo, realismo, modernismo...

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?
  
Os movimentos que integram as mulheres são dignos de aplausos incansáveis, já que estes, fortalecem , unem, dão voz e vida aos seus projetos. 

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?
   
Parcerias e incentivo a leitura, cultura, investimento na educação, acessibilidade para todos usufruírem o direito de ocupar os espaços de conhecimento e aos recursos físicos com: livros, peças teatrais e saraus.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
   
Pontos negativos: pouco incentivo, visibilidade, retorno financeiro.
Pontos positivos: perpetuamento de maneira física das impressões do autor.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?
  
A única coisa que peço como autora é que minhas poesias consigam traspor todas as barreiras e que as pessoas identifiquem-se, sentindo que não estão sozinhas nas lágrimas, tão pouco nos largos sorrisos ou nas insatisfações sócias. Que os meus leitores sintam acolhimento em minhas palavras e que eu consiga contribuir para o processo reflexivo e crítico do ser humano de alguma maneira.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.
 
Em curto prazo, penso em lançar um livro com poemas mais atuais e em longo prazo, meu desejo é percorrer por bairros carentes de diferentes locais do Brasil, fazendo distribuição de livros e levando a poesia para todos.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).
   
Cora Coralina-estórias da casa velha da ponte.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Quem lhe apoiou em sua trajetória como poetisa?
Ninguém! Infelizmente não possui uma boa base familiar. Aprendi o que era amor justamente por não tê-lo recebido de quem mais precisava e assim... me fiz poeta.


Sobre a autora:
Marluce Persil 
A poetisa, atriz, modelo e graduanda em história, Marluce Persil, inicia sua jornada literária a partir dos 14 anos de idade, participando de algumas coletânea e revistas, tais como: Cogito volume.1; Antologia internacional cogito vol.3; Antologia poética Focus vol.1, 2 e 4; Revista literal livre vol..6; Doce Poesia Doce; Mulher poesia vol.2; Antologia poética Mundo; Antologia poética Liberdade; Coletânea Deusas ( Darda editora); Poesia de Botão( Projeto do arte todo dia  da fundação Gregório de Matos); Sarau da Onça, concurso literário,vol.3; Coletânea Grande prêmio Giuliano Ottaviani (edição Artexpo VII,  Bienal Spoleto/Itália ) ,Eclética Word Itália / Brasil.

1 comentário:

Toca a falar disso